Capa atps anhanguera curso pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigmound Freud
Freud nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de 1856.Este grande nome da psicanálise foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria em que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, estetipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esquecia-se da existência. A contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo científico, agora a mente humana se tornou alvo de estudos e principalmente, graças às conclusões freudianas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou maiscompleto, devido a não separação entre o corpo e a mente. Freud buscou desde a fundamentação de sua teoria, relacionar o pensamento filosófico ao pensamento neurológico.
Até na própria educação e moralidade a teoria psicanalista buscou formular interpretações, problematizando assim o excesso de poder e repressão que o processo educacional atua nos indivíduos, levantando a hipótese de quevárias histórias que acontecem em nossa civilização estão ligadas aos tempos em que a criança está desenvolvendo um processo de aprendizagem e de interação social. Freud não escreveu muito sobre a influência da psicanálise na educação e até chegou a afirmar que educar é uma tarefa impossível devido à subjetividade inconsciente de cada pessoa.
Dr. Freud se destacou muito dos demais profissionaisde sua área, devido a notória preocupação em além de descrever e classificar os sintomas que estava os seus pacientes, buscava também as causas reais de tais enfermidades. Com isso, ele destacou os seguintes pontos iniciais nesses estudos sistemáticos sobre a mente humana.
• Existe uma relação entre o trauma (fato desencadeante) e os sintomas, embora o paciente na maioria das vezes (por issoque ele usou muito da hipnose em seus tratamentos).
• O fator desencadeante teria sido reprimido pela pessoa e afastado da consciência, devido à natureza insuportável do trauma.
• A vida sexual geralmente está presente em tais traumas, devido a impossibilidade de se descarregar idéias de conteúdo sexual pelo diálogo constante, uma vez que há uma repressão social muito grande a respeitode certos assuntos.
• O ego expulsa alguns assuntos insuportáveis par fora da consciência, a fim de proteger o aparelho psíquico de perturbações perigosas à integridade.
Estrutura teripartite da mente
Freud buscou inspiração na cultura Grego, pois a doutrina platônica com certeza o impressionou em seu curso de filosofia. As partes da alma de Platão correspondem ao Id, oSuperego e o ego da sua teoria das partes ou órgãos da mente.
Id – Freud buscou funções físicas para a s partes da mente. O Id, regido pelo “princípio do prazer”, tinha a função de descarregar as tensões biológicas.
Ego – Lida com a estimulação que vem tanto da própria mente como do mundo exterior. Racionaliza-se em favor do Id, mas é governado pelo “princípio da realidade”.Superego - Que é gradualmente formado no “Ego”, e se comporta como um vigilante moral. Contém os valores morais e atua como juiz moral. È a parte ......... da alma.
Fases do desenvolvimento sexual
Freud descobriu as fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentia prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer. Essas fazes se desenvolvem entre os primeiros meses devida e os 5 ou 6 anos, ligados ao desenvolvimento do Id.
1ª – A fase oral, quando o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos de prazer;
2ª – a fase anal, quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nas exercesse e as fezes, brincar com massas e com tintas, amassar...
tracking img