Canola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Canola

André Lemes & Rodrigo Guazelli



Campo Mourão
2012
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Canola

Trabalho apresentado como nota parcial para aprovação na matéria Matérias Primas Agropecuária, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

André Lemes & Rodrigo Guazelli



Campo Mourão
2012Sumário
Introdução............................................................................................................4
Desenvolvimento.................................................................................................6
Conclusão............................................................................................................8
ReferênciasBibliográficas...................................................................................9

Introdução
A canola, como o repolho e a couve, é uma planta da família das cucíferas, pertencente ao gênero Brassica. Seus nomes científicos são Bassica napus L. e Brassica rappa L.. No Brasil ela é pouco semeada, sendo que no ano de 2006 apenas 33 mil hectares foram plantados, porém é a terceira planta oleaginosa maisproduzida no mundo e seu maior consumo ocorre nos países mais desenvolvidos (TOMM, 2007).
A geada prejudica a canola quando ocorre no início do ciclo de desenvolvimento das plantas e por ocasião do florescimento e do enchimento de grãos (Robertson et al., 2002, 2004; McClinchey & Kott, 2008).
A semente da canola contém teores acima de 40% de óleo de excelente qualidade, sendo mais de 60% compostode ácidos graxos monoinsaturados e menos de 7% de saturados, além de um resíduo protéico de alta qualidade. Desenvolvida a partir do melhoramento genético da colza, a canola apresenta baixos teores de ácido erúcico no óleo (<2%) e baixos níveis de glucosinolatos no farelo (<3mg/g). A partir de 1970, produtores australianos melhoraram o rendimento, a adaptação, a resistência a doenças e aqualidade da semente, em termos de baixo conteúdo dos principais fatores antinutricionais (VIEGAS, 2008).
Segundo CARVALHO 1981, a canola, também conhecida como colza, pode ser considerada como muito exigente em nutrientes, mobi1izando-os em um período de tempo relativamente curto.
Sendo uma cultura exigente, sintomas de carências nutricionais deverão se manifestar em solos de fertilidade medianae baixa. (H.P HAAG, A.R DECCHEN, et al, 1983)
O farelo de canola é um subproduto da extração do óleo de canola e difere do farelo de soja pelos níveis mais baixos de proteína bruta (37% aproximadamente) e de alguns aminoácidos essenciais, mas é uma fonte muito rica de minerais e vitaminas, que podem ser de grande significado na formulação de dietas para animais. Pode ser utilizado como fonteprotéica alternativa, em dietas para animais, além disso melhora sua palatabilidade (VIEGAS, 2008).

Desenvolvimento
A estimativa da área cultivada com Canola em 2010, safra 2010/11, é de 33,9 mil hectares, superior em 9,5% à 2009 que plantou 31 mil hectares. O aumento de área mais significativo ocorreu no Mato Grosso do Sul (73,7%), Paraná (40%), além de Santa Catarina iniciar a produção com 400hectares. Este aumento está relacionado com o desestímulo do produtor com a cultura do trigo e busca de otras alternativas. Entre os estados que cultivam Canola, o Rio Grande do Sul é o maior produtor com 56,63% do total produzido no país. (ACOMPANHAMENTO DA SAFRA BRASILEIRA DE GRÃOS, 2010).
O cultivo de canola reduz a ocorrência de doenças, como por exemplo, contribuindo para que o trigo semeadono inverno subsequente produza mais e tenha melhor qualidade e menos doença. Também traz benefícios para as leguminosas, como soja e feijão, e gramíneas, caso do milho, onde reduz problema causados por mancha de diplodia e cercosporiose, cultivadas em sucessão aos cultivos de inverno, na safra de verão. (GILBERTO, 2010).
Mundialmente o cultivo de canola é realizado em latitudes de 35 a 55...
tracking img