Campos sales

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte B
J.F. de Almeida Prado, no livro “A Política no Brasil”, publicando em São Paulo no ano de 1973, aborda o governo de Campos Sales.
O predecessor de Campos Sales, Prudente de Moraes, conseguiu restabelecer a ordem do país, colocando fim à Revolução Federalista e melhorou a imagem do Brasil no exterior ao resolver algumas questões diplomáticas. No entanto, na economia,caminhávamos para superprodução de café, que não encontrava mercado consumidor suficiente o que gerou uma grave crise econômica, tendo em vista que a economia já estava abalada. Para agravar a situação,a venda de armas para os Estados Unidos não estava sendo suficiente para cobrir nossas despesas, que só aumentavam.
Assim, Prudente de Moraes havia apenas conseguido pôr fim aos tumultos da Repúblicada Espada, garantindo ao Brasil um aspecto de nação una e indivisível, consolidando o poder civil (oligarquia cafeeira). Porém, economicamente, nosso país estava profundamente abalado e foi nesse contexto que Campos Sales assumiu a presidência.
A fim de conter a inflação e estabilizar a economia, meta de seu plano financeiro baseado no contrato do funding loan, Campos Sales estabeleceu umarelação de união entre o poder Executivo e a Fazenda, cujo ministro era Murtinho. Ao contrario do governo de Campos Sales, no governo de Deodoro da Fonseca essa união não foi benéfica, visto que Deodoro e seu ministro, Rui Barbosa, tomaram medidas importantes como a política do Encilhamento, sem consultar os colegas de governo.
Campos Sales e Murtinho adotaram medidas como congelamento desalários e preços, aumento de impostos, suspensão de obras públicas, corte no auxílio pecuniário, entre outras medidas para cortar gastos públicos e desenvolver a economia. Porém, em conseqüência dessas medidas, as grandes empresas e o crédito bancário foram afetados, sendo que o governo parecia indiferente a tais questões. Assim, espalhou-se um descontentamento interno com relação a Campos Sales.A república foi proclamada graças à união entre civis e militares. Porém logo que o objetivo foi atingido, houve uma cisão entre esses republicanos devido à questão federalista. Campos Sales não se destacou apenas em suas medidas econômicas, destacou-se também por evitar ou atenuar esses freqüentes dissídios entre civis e militares.
Na imprensa deveria haver preocupação apenas eminformar ao público, mantendo-se neutra em questões políticas, mas infelizmente, a maioria dos jornais estava preocupada em se aliar ao político que lhe favorecesse em questões privadas, assim, a máquina eleitoral era mais facilmente manipulada para pôr em prática a “política dos governadores”, inaugurada do governo de Campos Sales, a qual estabelecia que o presidente apoiasse, com todos os meios aseu alcance, a oligarquia dominante de cada estado, e em troca essa mesma oligarquia garantiria a eleição, para o Congresso, de candidatos oficiais.
Mesmo Sales tendo assumido a presidência enquanto o país estava em bancarrota, ele conseguiu equilibrar a economia e recuperar a confiança estrangeira no país, mesmo que a política deflacionista de Murtinho tenha gerado sacrifícios de ordeminterna. E foi deste modo que o governo de Campos Sales encerrou-se, sendo sucedido por Rodrigues Alves.
Parte C
A República Oligárquica constituiu um período no qual o governo brasileiro estava sob comando da elite cafeeira. Ou seja, a política brasileira deixou de ser comandada pelos militares, como ocorria na República da Espada, e passou a ser dominada pela aristocracia cafeeira.Prudente de Morais foi o primeiro presidente membro da aristocracia rural e seu governo foi marcado por uma política que contrariava em tudo a tendência nacionalista e até modernizadora dos primeiros governantes republicanos. Na verdade, a defesa dos interesses dos cafeicultores foi a princípio característica de seu governo e dos governadores seguintes até o declínio das oligarquias....
tracking img