Campilobacteriose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Departamento de Ciências Básicas




Campilo Bacteriose e suas implicações em Animais Domésticos.



















Pirassununga
2009
UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Departamento de Ciências Básicas




Campilo Bacteriose e suas implicações em Animais Domésticos.






Seminário apresentado como atividade
complementar da disciplina de
microbiologia zootécnica.










Pirassununga2009

RESUMO
O estudo das doenças e a implicação dos microrganismos patogênicos com os animais e o homem, vem sendo estudada a muitas década. Dentre os microrganismos patogênicos encontram-se as bactérias, que podem ser constituídas em um grande grupo de células unicelulares e microscópicas. Uma bactéria que possui relevante importância nos sistemas deprodução animal e que causa sérios prejuízos são as do gênero Campylobacter. Os componentes do gênero Campylobacter são responsáveis por doenças economicamente importantes do sistema reprodutivo de animais produtores de alimentos, duas espécies de Campylobacter são importantes em relação ao sistema genital e ao desempenho reprodutivo: C. fetus e C.jejuni. Muitas espécies de Campilobacter são començais notrato intestinal de animais de sangue quente. Campylobacter jejuni e C. lari coloniza o intestino de aves, o que pode acarretar contaminação fecal em cursos d’água e em alimentos armazenados. Várias espécies de Campylobacter são excretadas nas fezes de suínos. Campylobacter fetus subsp. Veneralis parece estar adaptado principalmente a mucosa prepucial bovina. A monta natural é considerada um dosprincipais fatores de risco para difusão da campilobacteriose genital bovina nos rebanhos, principalmente quando se utilizam touros sem controle sanitário para a doença. A doença pode ser evitada por administração de uma bacterina antes do cruzamento.


Palavras chave: Campylobacteriose. Doenças. Campylobacter. Fetus. Veneralis. Jejuni.









1. INTRODUÇÃO

O estudo das doenças ea implicação dos microrganismos patogênicos com os animais e o homem, vem sendo estudada a muitas década. Algumas doenças têm como agentes etiológico microrganismos, seja como agente primário ou secundário. Uma serie de enfermidades nas criações modernas pouco planejadas acabam ocorrendo devido a microrganismos patogênicos. (Lacaz,R. 1992).
Dentre os microrganismos patogênicos encontram-se asbactérias, que podem ser constituídas em um grande grupo de células unicelulares e microscópicas. Apresentam, quanto à morfologia, três formas principais: cocos, bacilos e espiralados. Podem ser móveis, encapsuladas ou esporôgenicas, produzir diversas atividades bioquímicas e enzimáticas e, por fim, saprófitas ou patogênicas, apesar de na atualidade os saprófitas são chamados de oportunistas.(Nelma R. Signini Bossolan 2002).Uma bactéria que possui relevante importância nos sistemas de produção animal e que causa sérios prejuízos são as do gênero Campylobacter. A familia campylobacter pertence à classe Epsilonproteobacteria da ordem Campylobacterales. É constituída por bacilos Gram-negativos curvos, em forma de S ou espiriladas, medindo 0,2 a 0,9 µm de largura e 0,5-5 µm de comprimento.Não formam esporos e em culturas velhas transformam-se em corpos esféricos ou cocóides que perderam sua viabilidade. São moveis por flagelação monotriquia ou anfitriquia. Apresentam metabolismo do tipo respiratório, a grande maioria das espécies é microaerófilas, algumas podem proliferar em anaerobiose e outras em aerobiose. São todas oxidase-positivas e incapazes de fermentar ou oxidar os...
tracking img