Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Campilobacteriose Genital Bovina (vibriose) é uma doença infecciosa venérea dos bovinos causada pelo Campylobacter fetus subsp. venerealis, que leva à infertilidade temporária da vaca devido a repetições de cio e aborto.
As duas subespécies de C. fetus, C. fetus subsp. venerealis e C. fetus subsp. fetus podem causar problemas reprodutivos nos bovinos, entretanto, a manifestação deinfecção por estas subespécies difere quanto à ocorrência e patogenia.
A infecção pelo C. fetus subsp. venerealis provoca uma doença de caráter endêmico, onde vários animais de um mesmo rebanho são acometidos, intervalo entre partos. Esta doença, que tem transmissão venérea, é também denominada de Infertilidade Enzoótica dos Bovinos.
A infecção do útero da vaca pelo C. fetus subsp. fetus provocao Aborto Esporático dos Bovinos. Na infecção dos bovinos por este microorganismo somente um ou alguns poucos animais da propriedade abortam, diferentemente do que ocorre nos ovinos, onde a infecção pelo C. fetus subsp. fetus leva à infertilidade endêmica. A infecção neste caso não se dá através do coito, mas pela disseminação de C. fetus subsp. fetus a partir do intestino ou da vesícula biliar,provocando uma bacteremia conseqüente infecção do útero gestante. A placentite causada por este microrganismo leva o feto à morte, através da anóxia, que é inevitavelmente seguida pelo aborto. Após o aborto, que é o principal sinal clínico da infecção, o trato genital feminino elimina rapidamente o agente.
Apesar dos escassos estudos realizados nas últimas duas décadas, sabe-se que aCampilobacteriose Genital Bovina é uma doença prevalente no nosso meio, pois a maior parte das propriedades utiliza a decorrentes do aumento do número de coberturas por concepção e do aumento do intervalo entre partos, assim como de perdas ocasionadas pelos abortos.

Etiologia
Campylobacter fetus subsp. venerealis são bastonetes Gram negativos, espiralados em forma de vírgula, "S" ou asa de gaivota.
Sãomicrorganismos microaerófilos, necessitando de uma atmosfera rica em CO2 (10%) e com reduzida concentração de 02 (5%) para seu crescimento. Possuem um ou dois flagelos polares, sendo usa motilidade característica melhor observada em microscopia de contraste de fase ou de campo escuro.
A diferenciação entre C. fetus subsp. venerealis e C. fetus subsp. fetus é feita pelas provas de crescimento emmeio contendo 1,0% de glicina e de produção de H2S em meio contendo L-cisteína. 
O C. fetus subsp. fetus apresenta resultados positivos em ambos os testes, enquanto o C. fetus subsp. venerealis não reage em ambos.

Transmissão
Por ser um microrganismo microaerófilo e por ser muito sensível à desidratação o C. fetus subsp. venerealis não resiste por longos períodos no ambiente, for a dohospedeiro. Desta forma a transmissão se dá principalmente pelo contato direto entre touros e vacas.
A transmissão do C. fetus subsp. venerealis nas fêmeas contaminam-se após a cópula com touro infectado e que não foi tratado com antibióticos também é fonte de infecção para as vacas.
Os touros também adquirem a infecção quando da cópula com uma fêmea infectada. Entretanto, a transmissão através de cama,quando touros infectados e não infectados são mantidos em uma mesma baia, ou de utensílios utilizados na coleta de sêmen (vagina artificial, etc) já foi descrita. Os touros com mais de quatro anos de idade parecem ser mais susceptíveis devido ao maior número e tamanho das criptas do epitélio peniano onde a bactéria se multiplica, embora touros jovens possam se infectar e permanecer temporariamenteportadores, transmitindo a doença.
Como o touro pode permanecer portador durante anos, ou mesmo por toda a vida útil, e devido às características da exploração reprodutiva deste, utilizando-o para a cobertura de diversas fêmeas no rebanho, o touro é o grande disseminador da infecção na propriedade.

Epidemiologia
A Campilobacteriose Genital Bovina é uma doença importante em países onde...
tracking img