Camada de ozono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A atmosfera é uma mistura gasosa que envolve o globo terrestre e encontra-se subdividida em diferentes camadas de acordo com as variações de temperatura média com a altitude. Essas camadas são: atroposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Camada de Ozono
Uma das principais reações que ocorrem numa dessas camadas, na estratosfera, é a formação e decomposição do ozono, descobertono século XIX.
* Formação e Decomposição da Camada de Ozono (14-45 km)
O ozono impede que radiações solares energéticas atinjam a troposfera. A ligação entre átomos de oxigénio é relativamenteforte e por isso é necessária radiação suficientemente energética para quebrar essa ligação. O ozono forma-se a partir da dissociação de uma molécula de oxigénio por ação da radiação UV.
O2 +energia ----» O* + O* (o oxigénio molecular dissocia-se em oxigénio atómico por ação da radiação UV)
É a formação desses radicais livres O* na estratosfera que está na base da formação do ozono. Um radicallivre O* “liga-se” a uma molécula de 02 para formar ozono, O3.
O* + O2 ----» O3
O ozono acumula-se na designada camada de ozono, que desempenha uma função extremamente importante para apreservação da vida na Terra, absorvendo mais de 95% da radiação ultravioleta proveniente do Sol.
No entanto, a molécula de ozono está, por sua vez, também sujeita aos fenómenos de dissociação quando sobre elaincide radiação UV, em que:
O3 + energia ----» O* + O2
Estas reações de formação e decomposição do ozono prosseguem (ou deviam prosseguir) com igual velocidade, devido ao equilíbrio dinâmico quedeveria manter constante a concentração do ozono na atmosfera.
* Como é destruída a Camada de Ozono
Ouve-se falar com frequência do buraco do ozono, na verdade não se trata de um verdadeiro buraco,mas sim de uma diminuição da espessura da camada, onde a concentração de ozono apresenta valores muito abaixo dos normais.
Durante vários anos, assistiu-se a um aumento significativo dos voos...
tracking img