Camada de ozono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO |

A atmosfera terrestre é uma camada de ar de aproximadamente 700 km que rodeia o nosso globo. O ar é uma solução gasosa que contém partículas líquidas e sólidas(aerossóis) em suspensão.
A troposfera é a camada da atmosfera terrestre onde vivemos, contém o ar que respiramos e onde se formam a chuva e a neve. Ela tem aproximadamente 16-20 km de altitude. Atroposfera contém gases, como oxigênio, nitrogênio, gás carbônico,... que são necessários à vida no planeta.
O gás ozônio (O3) é uma forma de oxigênio cuja molécula tem três átomos, em vez de dois (dogás oxigênio), como costuma ser encontrada na natureza.O ozônio existe tanto na troposfera quanto na estratosfera. É um gás azul-claro com um cheiro penetrante (o odor no ar após um raio, numatempestade, é do ozônio). É um gás instável, muito reativo.
A estratosfera contém cerca de 90% do ozônio da Terra. Esta constitui a "camada de ozônio".O CFC (Cloro Flúor Carbono) é o grande responsável poroutro problema de degradação do ambiente em escala global: a destruição da camada de ozônio.A utilização desse gás não causa problemas junto à superfície terrestre, pois ele não é tóxico. Entretanto, aoatingir altitudes entre 35 e 55 Km - faixa de concentração da camada de ozônio - os átomos de cloro fixam-se às moléculas de ozônio, destruindo-as.A camada de ozônio tem um papel importantíssimo paraa vida na Terra, pois ela retém os raios ultravioleta tipo B emitidos pelo sol. A diminuição dessa camada está ocorrendo mais intensamente sobre algumas regiões temperadas do hemisfério Norte, sobre aregião do Ártico e, principalmente, sobre a Antártica.A diminuição da densidade da camada de ozônio levará ao aumento dos casos de câncer de pele e de catarata (doença nos olhos) e ao enfraquecimentodas defesas imunológicas, além das alterações na reprodução das plantas e na morte dos fitoplanctos (base da cadeia alimentar dos oceanos).O Buraco na Camada de OzônioO buraco na camada de ozônio...
tracking img