Camada de ozono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Camada de Ozono



Índice
* Capa_____________________________________________________________pág.1
* Índice____________________________________________________________pág.2
* Introdução________________________________________________________pág.3
* Desenvolvimento___________________________________________________pág.4
*Atmosfera__________________________________________________pág.4
* Estratosfera___________________________________________pág.4
* Camada de Ozono____________________________________________pág.5
* Diminuição da camada de Ozono________________________________pág.6
* Principais causas_______________________________________pág.6
* Efeitos da diminuição da camada deOzono________________________pág.7
* Medidas tomadas para diminuir o Buraco de Ozono_________________pág.9
* Medidas que cada um de nós podemos fazer para evitar a diminuição da Camada do Ozono___________________________________________pág.10
* Bibliografia_______________________________________________________pág.11
* Conclusão________________________________________________________pág.12Introdução

A realização deste trabalho foi-nos proposta pela professora de Físico-Química, o tema foi escolhido aleatoriamente com o intuito de explorar e aumentar o nosso conhecimento quanto à Camada de Ozono.
A camada de Ozono localiza-se de 20 a 45km acima das nossas cabeças, quimicamente é formada por três átomos de Oxigénio (O3).
Sabemos que a camada de Ozono nosprotege dos raios ultravioletas vindos do Sol, esta tem como função manter o calor, com a diminuição deste o ar arrefece, mudando por completo o vento e tudo isto se reflecte na alteração do clima que por sua vez pode alterar a vida na Terra.
Essas radiações provocam cancros de pele e danificam o sistema imunológico humano, as pessoas tornam-se mais vulneráveis a doenças infecciosas.
Sabemosque qualquer alteração na camada de ozono pode modificar drasticamente o nosso clima, mas, hoje sabemos que esta alteração está a acontecer e ouvimos falar frequentemente no buraco desta mesma camada, na verdade não se trata de um buraco mas sim numa diminuição da espessura desta.
Os causadores da diminuição da camada, todos sabemos que tem a ver com a poluição, e desta o uso dos CFC’s, é oprincipal responsável.









Desenvolvimento

Atmosfera:
A atmosfera é uma mistura gasosa que envolve o globo terrestre, com uma espessura superior a 1000km. É caracterizada por variações de temperatura e pressão com a altitude.
Na realidade, as variações de temperatura média com a altitude estão na base da distinção das diferentes camadas da atmosfera, com diferentecomposições em: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.


Durante o primeiro bilião de anos de vida na Terra, a atmosfera era muito diferente da actual. No princípio era uma mistura de nitrogénio, bióxido de carbono e vapor de água. O bióxido de carbono é um gás de estufa que deixa passar a luz do Sol de forma a aquecer o planeta, mas, ao mesmo tempo, evita que o calor seescape. Por isso, o dióxido de carbono foi como que um cobertor, mantendo a jovem Terra aquecida. Quando os primeiros seres vivos se desenvolveram, começaram a consumir o dióxido de carbono da atmosfera. Mas como o Sol se tornava cada vez mais forte, gerou-se um equilíbrio. Os organismos libertavam também um novo gás - o oxigénio - na Terra. Isto significou que outros animais podiam sobreviverrespirando oxigénio, primeiro através de guelras e, eventualmente, através de pulmões. No último bilião de anos, mais ou menos, as concentrações de oxigénio mantiveram-se constantes.

* Estratosfera: é uma região particular da atmosfera, que se situa entre aproximadamente os 10 e os 50km.
Nos seus principais gases constituintes esta região é semelhante à Troposfera. Todavia, a elevada...
tracking img