Camada 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Camada 3 - Rede (Parte 1)

Camada de Rede

Essa camada define a entrega fim a fim dos pacotes definindo um endereçamento lógico, de forma que qualquer extremidade possa ser identificada, e métodos de roteamento para que qualquer grupo existente na rede possa ser alcançado.

Diferentemente do endereço de camadas inferiores que possuem, geralmente, um significado local, este endereçamentopossui um significado global isto é, será utilizado e compreendido por toda a rede. Com este endereçamento de significado global é possível definir a forma como serão encaminhados os pacotes para que cheguem ao seu destino e a forma como os roteadores (dispositivos ativos desta camada) aprendem as regras que serão utilizadas para o encaminhamento dos pacotes.

É também responsabilidade desta camadadefinir como fragmentar um pacote em tamanhos menores tendo em vista a MTU (Maximum Transmision Unit - Unidade de transferência máxima) da tecnologia utilizada.

MTU é o maior "pacote" que o protocolo de uma camada pode suportar.

Classificação dos protocolos de Rede

Dentre as funções da camada de rede, o endereçamento e o roteamento podem ser destacados como sendo as principais. Essesdois serviços criam uma classificação de protocolos desta camada, são eles: Protocolos Roteáveis, Protocolos de Roteamento e protocolo Não-Roteáveis.
• Protocolos Roteáveis ou Roteados – São protocolos que especificam o endereçamento lógico referente à camada inter-rede. Os endereços especificados por estes protocolos são utilizados para a decisão de encaminhamento de um pacote. Alguns exemplosdesses protocolos são o IP (Internet Protocol), o IPX (Internetwork Packet Exchange), o AppleTalk e o OSI;
• Protocolos de Roteamento – São responsáveis pelo preenchimento da tabela de roteamento. Esses protocolos especificam como as rotas serão aprendidas e divulgadas a outros roteadores. Geralmente diz-se que entre dois roteadores é “falado” um protocolo de roteamento. Alguns exemplosdesses protocolos são o RIP (Routing Information Protocol) e o OSPF (Open Shortest Path First);
• Protocolos Não-Roteáveis - Um protocolo não-roteável é um protocolo que não pode ser encaminhado por roteadores. Geralmente isso se deve ao fato do protocolo não rodar sobre um procolo de camada 3. Alguns exemplos de protocolos não roteáveis são o DEC LAT e o NetBIOS ou NetBEUI.

O EndereçamentoHierárquico

Para que dois sistemas quaisquer se comuniquem, eles precisam ser capazes de se identificar e localizar um ao outro. Para isso cada computador em uma rede recebe um identificador exclusivo, ou endereço. Na camada de rede este endereço é composto por uma identificação de um grupo (rede) e de integrante do grupo (host). Um endereço combina esses dois identificadores em um único número.Esta estrutura cria um endereçamento hierárquico capaz de agrupar os hosts e endereça-los como um todo (uma rede). Em um ambiente como este um host só é capaz de receber dados de um integrante do mesmo grupo que o seu. Para a intercomunicação entre redes diferentes utiliza-se um roteador que deve possuir uma interface devidamente endereçada para cada rede.

Protoclo IP

Definido no RFC-790,o IP é o protocolo roteável utilizado atualmente na Internet. Sua versão 4 (IPv4 definido na RFC-791) tornou-se o protocolo de rede mais conhecido e utilizado atualmente.
Primeiramente adotado, no final dos anos 70, pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) do DoD (Department of Defense) dos Estados Unidos no seu projeto ARPANET, precursora da internet e primeira rede de computadoresoperacional baseada em comutação de pacotes. No início dos anos 80 o DoD (Department of Defense) dos Estados Unidos adotou o IPv4 como sendo o protocolo obrigatório em sua rede (No documento MIL-STD-1777).

Da mesma forma que a camada 2, a camada 3 “pega” os dados passados pela camada superior a adiciona a eles algumas informações de protocolo/controle que chamados de headers. Lembrando que esse...
tracking img