Capítulo 3 camada de iransp - problemas

3349 palavras 14 páginas
Capítulo 3 Camada de Iransp

Problemas
1. Suponha que o cliente A inicie uma sessão Telnet com o servidor S. Quase ao mesmo tempo, o cliente B também inicia uma sessão Telnet com o servidor 5. Forneça possíveis números de porta da fonte e do destino para:
a. Os segmentos enviados de A para S.
b. Os segmentos enviados de B para 5.
c. Os segmentos enviados de 5 para A.
d. Os segmentos enviados de S para B.
e. Se A e B são hospedeiros diferentes, é possível que o número de porta da fonte nos segmentos de A para S seja o mesmo que nos de B para 5?
f. E se forem o mesmo hospedeiro?

2. Considere a Figura 3,5. Quais são os valores da porta de fonte e da porta de destino nos segmentos que fluem do servidor de volta aos processos clientes? Quais são os endereços IP nos datagramas de camada de rede que carregam os segmentos de camada de transporte?

3. O UDP e o TCP usam complementos de 1 para suas somas de verificação. Suponha que você tenha as seguintes três palavras de 8 bits: 01010101, 01110000 e 01001100. Qual é o complemento de 1 para as somas dessas palavras? (Note que, embora o UDP e o TCP usem palavras de 16 bits no cálculo da soma de verificação, nesse problema solicitamos que você considere parcelas de 8 bits). Mostre todo o trabalho. Por que o UDP toma o complemento de 1 da soma, isto é, por que não toma apenas a soma? Com o esquema de complemento de 1, como o destinatário detecta erros? É possível que um erro de 1 bit passe despercebido? E um erro de 2 bits?

4. Considere nosso motivo para corrigir o protocolo rtd2 .1. Demonstre que o destinatário apresentado na figura da página seguinte, quando em operação com o remetente mostrado na Figura 3.11, pode levar remetente e destinatário a entrar em estado de travamento, em que cada um espera por um evento que nunca vai ocorrer.

5. No protocolo rdt3 . 0, os pacotes ACK que fluem do destinatário ao remetente não têm números de seqüência (embora tenham um campo de ACK que contém o número de seqüência

Relacionados