Caderno de atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Geral

Autor: Eliabe Moraes de Oliveira

Contabilidade Geral
Orientações de estudo
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no Livro-Texto “Contabilidade Financeira”, dos autores Alessandra Cristina Fahl e José Carlos Marion, Editora Anhanguera Publicações, PLT 312. Ele é composto de oito temas:

Tema 1
Introdução à Contabilidade/Patrimônio
Aborda os conteúdosdos capítulos 1 e 2 do PLT. Neles, você observará os seguintes aspectos: a) Para a tomada de decisão empresarial é necessário que o seu principal instrumento auxiliador, a contabilidade, requeira dados e informações confiáveis que reflitam a realidade do negócio em seus aspectos financeiros, econômicos e patrimoniais, no intuito de promover a eficácia e a continuidade da empresa. Como eficáciaempresarial, pode-se entender o resultado final de todos os esforços despendidos na empresa para alcançar seu principal objetivo: o lucro. b) A contabilidade é uma ciência social que estuda o patrimônio das empresas com a finalidade de oferecer informações sobre o andamento e os impactos das variáveis que afetam o negócio. c) Por meio do levantamento dos dados, do registro, da elaboração dos relatórios, acontabilidade cumpre seu papel social, tanto para usuários externos como para internos, pois oferecerá diagnósticos e prognósticos da saúde aziendal. d) O patrimônio é constituído de bens, direitos e obrigações, formando a equação Ativo = Passivo + Patrimônio líquido; as principais fontes de recursos da empresa são formadas pelo capital próprio, quando seus proprietários injetam recursos próprios naempresa, pelo capital de terceiros, por meio de empréstimos, financiamentos, compras a prazo. O capital da empresa é formado pelo lucro, advindo das suas operações normais.

Tema 2
Demonstrações Financeiras
Aborda os conteúdos do capítulo 3 do PLT. Nele, você observará que a elaboração e a apresentação das demonstrações contábeis são regulamentadas pela Lei nº. 6.404/1976, Lei nº. 11.638/2007 eLei nº. 11941/2009, que atualizam a lei societária. Nestas legislações são expressas a forma de elaboração, a obrigatoriedade de publicação e os tipos de demonstrativos exigidos. O balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração do fluxo de caixa, a demonstração de lucros e prejuízos acumulados são os principais demonstrativos exigidos por lei. Uma alteraçãoimportante na legislação societária obriga as companhias de capital aberto a publicarem também a demonstração do valor adicionado (DVA).

168

Além das demonstrações contábeis exigidas pela legislação societária, as notas explicativas surgem como item opcional na forma de complemento àquelas demonstrações. Alguns pontos importantes precisam se conhecidos pois se referem ao cumprimento da legislaçãovigente. São eles: a) Exercício social. b) Apuração do resultado pelo lucro real. c) Trimestralidade. d) Sociedades anônimas de capital aberto. e) Faturamento.

Tema 3
Balanço Patrimonial/Atos e Fatos Contábeis
Aborda os conteúdos dos capítulos 4 e 5 do PLT. Neles, você observará que o balanço patrimonial constitui um dos principais demonstrativos contábeis para os usuários da informaçãocontábil. Ele é uma foto da empresa em determinado período, evidenciando a posição financeiro-econômica dela. A legislação que trata desse demonstrativo é a lei societária nº. 6.404/1976, em seu artigo 178, atualizada pelas Leis nº. 11.638/2007 e nº. 11.941/2009. As contas que compõem esse demonstrativo são: Ativo Circulante, Ativo não Circulante, Passivo Circulante, Passivo não Circulante e PatrimônioLíquido. O Ativo, conjunto de bens e direitos, deverá estar disposto em ordem decrescente de grau de liquidez, ou seja, do mais líquido ao menos líquido. A sua principal subdivisão está em Circulante e não Circulante. Como Circulante entende-se o início e o fim de um ciclo operacional, ou seja, sua trajetória: compra, paga, vende, recebe. O Passivo constitui as exigibilidades da empresa, tanto de...
tracking img