Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

Lívia Medeiros da Silva Bastos
Profº Robert W. Gonçalves
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Biologia – Estágio I
23 de novembro de 2011

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho objetivou vivenciar as concepções das práticas pedagógicas do aluno de Ciências Biológicas da UNIASSELVI,vivenciada no quinto semestre do curso ,como cumprimento da carga horária necessária da grade do curricular. O tema: A Educação Ambiental no ensino de ciências com ênfase no Aquecimento Global almeja influenciar o aluno a sentir- se responsável pela preservação e manutenção da vida e do planeta. A metodologia do trabalho foi baseada em atividades pedagógicas que têm como principal objetivo, fazeremergir dos discursos dos alunos suas possíveis contribuições para uma tomada de consciência quanto às questões práticas e sócio-ambientais realizadas em sala de aula.

1.2 . ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A relação entre meio ambiente e educação assume um papel cada vez mais desafiador, tendo em vista a demanda dos novos saberes, a fim de apreender processos
sociais cada vezmais complexos e riscos ambientais que se intensificam.
 A educação ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais (Unesco, 1997).1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é um dos assuntos mais divulgados nos diferentes meios de comunicação atualmente e grande parte das informações que chegam aos alunos por meio da mídia, acaba passando a imagem de um fenômeno catastrofista e indiscutível ( Antonio & Regina,2007).
Mudanças climáticas estão a ocorrer em nosso planeta e esse éum fato sobre o qual não há discussão. Evidências indicam que a temperatura da Terra realmente está aumentando. As controvérsias sobre as possíveis causas e efeitos do fenômeno conhecido como aquecimento global ainda são pouco divulgadas, mas não podem ser ignoradas e precisam chegar à sala de aula. Afinal esse é um tema atual e polêmico e que diz respeito ao nosso futuro enquanto cidadãos (Ciência& Ensino, vol.1, número especial, novembro 2007)

1.4 OBJETIVOS

A- Mostrar as diversas conseqüências do desrespeito ao homem pela natureza.
B- Desenvolver a consciência ambiental e de cidadania.
C- Reconhecer a importância da água e os cuidados que devemos ter com a sua preservação .
D- Identificar situações que representam risco para a população.
1.5 METODOLOGIA
Ametodologia constará de aula expositiva com slides e filmes para fixação do conteúdo em todas as turmas.
Roteiro da aula: apresentação do estagiário (5 minutos ), aula expositiva com slides abordando o conteúdo programático (18 minutos),apresentação de um filme para fixação do conteúdo (12 minutos),breve comentário sobre o filme ( 7 minutos),sorteio com brinde que tem finalidadeecológica (8 minutos).

2. CORPO DO TRABALHO

O Tema Aquecimento Global foi trabalhado com textos que serviram de suporte para a produção dos slides que foram associados a gravuras ilustrando o tema apresentado em sala de aula.
O aquecimento global pode ser definido como o aumento da temperatura média do nosso planeta. A principal evidência desse fenômeno vem das medidas de temperatura deestações meteorológicas em todo o globo terrestre desde 1860. Durante o século XX os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. Outras evidências do aquecimento global são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas, do aumento do nível global dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens e outros...
tracking img