Cadeias produtivas capim dourado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CADEIA PRODUTIVA DO CAPIM DOURADO E AS TERRITORIALIDADES NA REGIÃO JALAPÃO-TO

O presente artigo tem como objetivo analisar a Cadeia Produtiva do Capim Dourado na Região do Jalapão, no estado do Tocantins abordando alguns problemas de interação entre os agentes e atores dos mesmos, fenômeno que ocorre devido à individualidade existente entre os municípios dessas região. Pressupõe-se,portanto, que esses aspectos influenciam simultaneamente no desenvolvimento regional, como base numa escala local/regional. E também comprometem a organização territorial (econômica e social) na Região do Jalapão. O turismo ainda não corresponde às expectativas local/regionais como potencial econômico, e a produção do artesanato do Capim Dourado vem a ser uma importante alternativa para impulsionarum possível desenvolvimento. Surge então a pergunta: Será que essa nova configuração econômica resultará em novas territorialidades na região do Jalapão?
Palavra-Chave: Região do Jalapão, capim-dourado, cadeia produtiva e artesanato

INTRODUÇÃO
Uma das questões mais em voga nesta era globalização é a retomada dos debates acerca do poder local, em uma perspectiva que de certa forma nos remeteao lema “Small is beautiful”, e ao confronto local/global, em que os locais tendem a perder sua identidade em nome do progresso e do desenvolvimento, a não ser que se assuma um planejamento estratégico, advindos, principalmente através da forças do poder local, (LIMONAD, 2005). O desenvolvimento das estruturas produtivas de um país e/ou de uma região, sempre esteve presente nosdebates sobre os mecanismos mais eficientes de alavancagem e desenvolvimento regional. Dentro as ações que têm tido mais êxito nesse processo, as que consideram a coordenação entre agentes – levando em conta não apenas questões relativas à inserção no mercado, mas, também, fatores ligados a territorialidades – têm sido prevalentes. De acordo com os premissas do professor Milton Santos,pensar o desenvolvimento local nos tempos atuais pode parecer simples, todavia, não há como faze-lo sem considerar a questão regional. E por que isso? Primeiro porque não há como pensar os lugares, os lugares, os locais isoladamente, como uma coleção de coisas desarticuladas entre si, existentes por si, pois os lugares são resultantes de ações e processos sociais ao longo do tempo geograficamentelocalizado, este é, portanto o início de uma discussão sobre territórios e redes (SANTOS, 1998). Sobre isso Becker (1990 p?) afirma que:
Não há como pensar, assim, um local isoladamente, uma vez que, os distintos atores sociais não estão enraizados no território como plantas ou rochas, ao contrário podem se deslocar pelo espaço e estabelecer articulação em distintas esferas de poder e escalasgeográficas (BECKER, 1990).

Esses atores desenvolvem ações no íntimo desses lugares, mas não se prendem a eles. Contudo, apesar da discussão ser importante, essa não é a questão que se prende levantar aqui, é sim um ponto de partida para analisar a Cadeia Produtiva do Capim Dourado na Região Jalapão. O trabalho vem analisando a atividade artesanal do Capim Dourado, em uma das regiões de grandepotencial turístico do país, o Jalapão, e em pesquisa parte, ainda conservada do Cerrado brasileiro. O Jalapão localiza-se na Região Norte do Brasil, a leste do Estado do Tocantins, faz fronteiras com os estados do Piauí, Bahia e Maranhão.
Neste trabalho foram consideradas quatro áreas que farão parte do objeto de estudo: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, Povoado Mumbuca, localizado no município deMateiros e povoado do Prata, localizado no município de São Félix.
Em se tratando da extensão da região do Jalapão é enorme. Possui uma área de 34 mil quilômetros quadrados, tamanho similar ao do estado de Sergipe. Seu nome deriva da composição de uma planta diurética, típica da região, chamada “Jalapa-do-Brasil”, também conhecida pelos nativos do Capim Rei. A região abrange oito municípios:...
tracking img