Sistema Silvipastoril em Dourados - MS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A busca por sistemas de produção racionais e planejados em conformidade com finalidades socialmente justas, ecologicamente corretas e economicamente viáveis vem sendo difundidas em áreas agropecuárias (FALESI, 2008).
Os sistemas que integram floresta, pecuária e agricultura otimizam o uso da terra e apresentam benefícios quando comparados a produções isoladas. Estes sistemas sãoclassificados de acordo com os componentes, podendo ser silviagrícolas, silvipastoris e agrossilvipastoris (OLIVEIRA, 2005)Além das pesquisas de consórcios entre espécies que já obtiveram resultados positivos, também foi observado as vantagens da adequação do sistema de acordo com a localidade e os parâmetros climáticos, isto determinará o sucesso implantação do sistema Silvipastoril napropriedade (MONTAGNINI et al., 1992, apud. OLIVEIRA, 2005).
O Cerrado é um dos biomas que ainda é pouco utilizado, mas que apresenta um grande potencial para a produção agrossilvipastoril. Este bioma ocupa lugar de destaque na expansão da pecuária nacional, devido ao uso de  forrageiras adaptadas a região e o desenvolvimento de técnicas de manejo do rebanho, com aproximadamente 110 milhões de hectares deanimais para produção de carne e leite. A área florestal também se destaca, pelo plantio em larga escala, o que vem contribuindo para o aumento do setor florestal. (OLIVEIRA, 2005).
Em Mato Grosso do Sul, a matriz econômica passa por significativa transformação. Várias espécies vegetais estão sendo introduzidas o que contribui para a diversificação das atividades agropecuárias e industriais doEstado, facilitando para introdução de novos sistemas agroflorestais nas propriedades (FIETZ; FISH, 2008).
2 ESCOLHA DA LOCALIDADE
2.1 CARACTERISTICAS
Fundada em 1935, a cidade teve um lento desenvolvimento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências dos meios de transporte e vias de comunicação. A partir dos anos 1950, com a abertura das rodovias, acelerou o desenvolvimentoda cidade e Dourados tornou-se um importante centro agropecuário.
De acordo com estimativas do IBGE de 2011, Dourados possui uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul. Um fator que influnência estes dados é fato da cidade possuir 6 universidades sendo uma delas pública.
A cidade tem grande parte do território voltada para osetor primário. A cultura agrícola foi introduzida no município devido à migração dos gaúchos que chegaram em razão dos preços baixos das terras. Essa cultura elevou a área plantada de 3.500 para 134 mil hectares nos anos 1970 e 1980.
Dourados exerce grande influência regional, é uma das 39 cidades do Brasil com a classificação Capital Regional.
2.2 DADOS DA PROPRIEDADE
    A área a ser implantadoo sistema silvipastoril, possui um histórico de cultivo de culturas anuais de milho e soja. O solo encontra-se em estagio avançado de degradação,   devido ao cultivo intensivo no local, sem haver os cuidado necessários, e reposição dos nutrientes.
A propriedade possui Reserva Legal que representa 20% da sua área, formada por mata nativa da região, respeitando as normas do Novo Código Florestal,não possui sede (casa, galpões) apenas benfeitorias como cercar para delimitar as divisas, e porteiras de entrada, há uma  pequena estrada principal  que dá acesso a toda a propriedade.
- Proprietário
Nome: Paulo Henrique SetimCPF: 049533741-53
- Localização do imóvel
Propriedade rural localizada em Lagoa Grande, no município de Dourados, estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, inscrito sobmatricula (s) nº 30.316, no Registro de Imóveis pertencente à Comarca de Dourados – Mato Grosso do Sul, inscrito no INCRA sob nº 910031001961-2. A Figura 1 representa a localização da propriedade na região de Dourados e a Figura 2 a propriedade.
Figura 1 – Localização da propriedade na região de dourados

Fonte: Wikipédia,2014.
Figura 2- Propriedade de Paulo Henrique Setim:

Fonte: Google...
tracking img