Leguminosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 114 (28485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Fabaceae é uma das maiores famílias botânicas existentes de ampla distribuição geográfica mundial, conhecida como a família das leguminosas. No Brasil, ocorrem aproximadamente centenas de gêneros e milhares de espécies, distribuídas em quase todas as formações vegetacionais, com grande número de táxons endêmicos.
Suas espécies variam de hábito de crescimento desdeervas anuais, arbustos perenes, árvores, cipós a plantas aquáticas; e em tamanho das menores plantas dos desertos e regiões alpinas às mais altas árvores de florestas tropicais.
Essa família possui grande número de espécies domesticadas para consumo humano e animal, bem como para a extração de óleos alimentícios e combustíveis, fibras, fertilizantes, madeira, ervas medicinais, produtosquímicos e variedades hortícolas.
Uma notável característica biológica das leguminosas, associada à capacidade de colonização de terras áridas, é a fixação do nitrogênio atmosférico (FBN) através de uma associação simbiótica com bactérias. Essa FBN é um dos mais importantes processos na natureza sendo realizados somente por microorganismos procariotos.
A incorporação de nitrogênio pela FBNaos diferentes ecossistemas do planeta é bastante elevada, representando uma economia superior à metade de energia fóssil, normalmente empregada na produção de fertilizantes nitrogenados, necessários para atender a produção mundial de alimentos. Ressalta-se que a quantidade incipiente de nitrogênio dentre os minerais do solo destaca a mineralização desse nutriente contido na matéria orgânica dosolo como processo responsável pela sua disponibilidade aos vegetais em ecossistemas naturais.
Na natureza existem somente vinte aminoácidos diferentes que são os responsáveis pela formação de todas as proteínas dos seres vivos autotrófos e heterotrófos, sendo que em todos esses vinte aminoácidos o nitrogênio participa como elemento essencial na composição química. Essas proteínas sãonutrientes vitais para os seres vivos, pois estão em todas as células dos organismos.
A fixação abiótica ou industrial de nitrogênio apesar de sua eficiência é oneroso e poluente ao meio ambiente, tanto na sua produção quanto na utilização final. Podendo causar com uma utilização inadequada a eutrofização ou eutroficação que é um fenômeno originado pelo excesso de nutrientes numa massa de águaprovocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vez, fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema. Este aumento da biomassa pode levar a uma diminuição do oxigênio dissolvido, provocando a morte e conseqüente decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água e alterando profundamente oecossistema.
A região do norte de Minas Gerais é formada pela união de 89 municípios, sendo que o principal deles é  Montes Claros, demonstrando características similares à região nordeste do Brasil como clima quente e semiárido.
A incorporação desenfreada de áreas de cerrado como o norte de Minas Gerais ao processo de produção agrícola, em especial de pecuária e culturas anuais, tem conduzidoà utilização de práticas de manejo do solo intensivas e não adaptadas às condições edafoclimáticas típicas dessas regiões. Em consequência, a degradação física, química e biológica desses solos tem aumentado, com reflexo na queda crescente da produtividade, o que gera um elevado custo econômico e ambiental.
A degradação ambiental mundial e, especificamente, no terceiro mundo em regiões comoo norte de Minas Gerais, tornou-se uma questão relevante. Em busca de desenvolvimento sócio-econômico, áreas rurais e urbanas são altamente afetadas, o que vem prejudicando características físicas, químicas e bióticas desses ecossistemas.
Impactos negativos como erosão e compactação, desertificação, assoreamento e contaminação da água são aspectos comuns nessa região, apontando para a...
tracking img