Modelo de trabalho academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do Anexo 12
INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade. O trabalho decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, redução das desigualdades sociais,garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

DESENVOLVIMENTO

2.1 UMA CLARA DEFINIÇÃO DE TRABALHO DECENTE

A Organização Internacional do trabalho (OIT) define trabalho decente como “um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade, e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantiruma vida digna a todas as pessoas que vivem do seu trabalho.”
Embora esta definição mais sofisticada de trabalho decente não seja do conhecimento da maioria dos trabalhadores, na prática os empregados a conhecem muito bem. Trata-se de chegar ao trabalho dizendo bom dia ou boa tarde e poder executar suas tarefas de cabeça erguida. Ter liberdade para atividades simples, como beber águaou ir ao banheiro, boas relações com o patrão, bom ambiente social, carteira assinada, ambiente de trabalho que não seja insalubre, garantia dos direitos da CLT e talvez até mais alguns que não sejam da CLT, como plano de saúde, transporte, etc, além de liberdade de organização.

2.2 TRABALHO DECENTE: UMA AGENDA BRASILEIRA

No Brasil, a promoção do Trabalho Decente passou a ser umcompromisso assumido entre o Governo Brasileiro e a OIT a partir de junho de 2003, com a assinatura, pelo ex Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia, do Memorando de Entendimento que prevê o estabelecimento de um Programa Especial de Cooperação Técnica para a Promoção de uma Agenda Nacional de Trabalho Decente, em consulta às organizações de empregadorese de trabalhadores. Em maio de 2006 foi elaborada a Agenda Nacional de Trabalho Decente.
A Agenda Nacional de Trabalho Decente estrutura-se a partir de três prioridades: gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento; erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, em especial em suas piores formas; fortalecer os atores tripartites e o diálogo socialcomo instrumento de governabilidade democrática.

As prioridades listam várias linhas de ação a serem implementadas. Na primeira, no que concerne à necessidade de investimento público e privado, desenvolvimento local e empresarial para a geração de emprego, imagina-se que o impacto tributário deverá ser revisto, caso realmente se pretenda promover o desenvolvimento de cadeias produtivas earranjos produtivos locais (APLs), bem como fortalecer e ampliar o acesso das micros e pequenas empresas, cooperativas, empreendimentos de economia solidária, agricultura familiar ao crédito e recursos que incentivem a produção.
No que tange à criação de empregos com igualdade de oportunidades e de tratamento, a agenda levanta um elemento complexo, o das diversas formas de discriminação no mercado detrabalho brasileiro. A realidade brasileira está marcada por significativas e persistentes desigualdades de gênero e raça, e este é um aspecto que deve ser levado em conta nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas em geral, e em particular das políticas de emprego, inclusão social e redução da pobreza.
A segunda prioridade espera erradicar o trabalho...
tracking img