Pescado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Peixe – Introdução
No uso comum, o termo peixe tem sido frequentemente utilizado para descrever um vertebrado aquático com brânquias, membros, se presentes, na forma de nadadeiras, e normalmente com escamas de origem dérmica no tegumento. Sendo este conceito do termo "peixe" utilizado por conveniência, e não por unidade taxonômica, porque os peixes não compõem um grupo monofilético, já que elesnão possuem um ancestral comum exclusivo. Para que se tornasse um grupo monofilético, os peixes deveriam agrupar os Tetrápodes.
Os peixes (28.500 espécies catalogadas na FishBase) são, na maior parte das vezes, divididos nos seguintes grupos:
peixes ósseos (Osteichthyes, com mais 22.000 espécies) à qual pertencem as sardinhas, as garoupas, o bacalhau, o atum e, em geral, todos os peixes com oesqueleto ósseo;peixes cartilaginosos (Chondrichthyes, mais de 800 espécies) à qual pertencem os tubarões e as raias; evários grupos de peixes sem maxilas (antigamente classificados como Agnatha ou Cyclostomata, com cerca de 80 espécies), incluindo as lampréias e as mixinas.

Em vista desta diversidade, os zoólogos não mais aceitam a antiga classe Pisces em que Lineu os agrupou, como se pode verna classificação dos Vertebrados. Abaixo apresentam-se detalhes da classificação atualmente aceita.

Curiosidades
A palavra peixe usa-se por vezes para designar vários animais aquáticos (por exemplo na palavra peixe-mulher para designar o dugongo). Mas a maior parte dos organismos aquáticos muitas vezes designados por "peixe", incluindo as medusas (água-vivas), os moluscos e crustáceos e mesmomamíferos muito parecidos com os peixes como os golfinhos, não são peixes.
Os peixes encontram-se em praticamente todos os ecossistemas aquáticos, tanto em água doce como em água salgada, desde a água da praia até às grandes profundezas dos oceanos (ver biologia marinha). Mas há alguns lagos hiper-salinos, como o Grande Lago Salgado, nos Estados Unidos da América do Norte onde não vivem peixes.Artigo encontrada no Jornal local e no site: http://www.sebraego.com.br/
Uruaçu descobre vocação empreendedora com a criação de peixe
A partir da necessidade de trabalhar e conhecer melhor a matéria-prima do peixe criado nos tanques do município – a tilápia, nos próximos dias 7, 8 e 9 de abril, a Prefeitura de Uruaçu (GO) promove o 1º Festival de Gastronomia do Peixe e a 1ª Feira do Peixe.
Oobjetivo é oferecer uma atração a mais para os turistas que freqüentam o lago formado pela usina hidrelétrica de Serra da Mesa. Os pratos serão criados por 10 restaurantes da região. Já na 1ª Feira do Peixe de Uruaçu, será comercializada cerca de 1,5 tonelada de peixe, resultante de um projeto social desenvolvido em parceria com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, da Presidência daRepública (Seap/PR).
A Unidade Demonstrativa de Criação de Peixes em Tanques-Rede foi lançada em Uruaçu, no Reservatório de Serra da Mesa, com o objetivo de capacitar as comunidades de pescadores, pequenos produtores e de ribeirinhos, no manejo de peixes, da fase de alevinos até a adulta, para gerar emprego e renda. Coordenado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado Serra da Mesa(Cidisem), integrado por 8 municípios, o projeto será desenvolvido, também, nos municípios goianos de Colinas do Sul, Minaçu e Niquelândia. 
 
Segundo o zootecnista Paulo Roberto Silveira Filho, responsável técnico da Seap/PR pela implantação do projeto, o objetivo é ensinar as pessoas a criar o peixe e fomentar uma nova economia para o município. “A criação de peixes em tanque de rede gera empregoe renda para a comunidade local. O Sebrae vem complementar e dar continuidade e este processo que agora chega à  fase de geração de negócios”, afirma.
 
Capacitação
Para atender as necessidades da nova cadeia produtiva, durante o evento serão realizadas palestras sobre a obtenção de linhas de crédito, exportação, cooperativismo, mercado consumidor e a criação legal e regularizada de peixes...
tracking img