Cadeias de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cadeia de suprimentos
- acompanhamento da produção do produto do início ao final
- todos os produtos necessitam dela
- pode colocar o produto no mercado, fazer com que ele permaneça ou não
- qualquer produto que tenhamos em mãos passa por ela
- se parte do processo for terceirizado, perde certo controle da produção (não tem controle sobre a cadeia)
- todo o processo produtivo de algo(produto)
Início: fornecedores iniciais
Final: consumidores finais
- mais importante do que parece; se envolve no processo produtivo inteiro; efeito dominó: se afeta uma parte do processo produtivo, afeta todos os outros restantes.
- gerencia estrategicamente diversos fluxos: bens, serviços, finanças e informações.
- influencia nas finanças
Gestão de Suprimentos Gestão – Pessoas: é oprocesso em si
Foco mais importante Core business (o que dá mais dinheiro na empresa)
Terceirizar muitas vezes barateia o custo, porém de alguma forma a empresa acaba perdendo (qualidade, satisfação do cliente). Portanto, a solução é fiscalizar o serviço terceirizado.
Produto: objeto, você vê
Serviço: você não vê o que é vendido
Produto acabado: caixa de papelão
Produtosemi-acabado: chapa de papelão
Logística: é o processo da gestão de suprimentos – pensar nele como transporte (fluxo dos materiais); passa por um, por outro, até o produto ser acabado.













Diferença entre a logística e a Gestão de Suprimentos
- Logística: relacionada com uma série de processos que possibilita o fluxo de materiais (matéria-prima) e informações – quevão com a matéria prima (NF) do ponto de origem ao ponto de consumo (transporte).
- Gestão de suprimentos: integração estratégica, desde o fornecedor inicial até o consumidor final (administrar o processo como um todo) – administra também logística, a qual responde para a cadeia de suprimentos; o ideal é que andem juntos.

Métodos de Produção
Os sistemas e métodos de produção têm evoluídoe se adaptado à realidade econômica contemporânea de acordo com as dificuldades enfrentadas e oportunidades de desenvolvimento observadas.
Com a atual estagnação da economia mundial e o conseqüente declínio dos resultados apresentados por empresas que aplicavam os princípios do sistema de produção em assa, estabeleceu-se uma busca aos conhecimentos difundidos pela Produção Enxuta já que asempresas precursoras deste sistema pareciam não estar sendo tão fortemente impactadas pela nova realidade de crescimento econômico lento.
Para uma melhor compreensão dos sistemas de produção existentes e das causas que originaram o desenvolvimento de novas metodologias e práticas explanaremos sucintamente a respeito do Sistema de Produção Artesanal, o Sistema de Produção em Massa e o Sistema deProdução Enxuta, inicialmente conhecido como Sistema Toyota de Produção.

Gestão de suprimentos: está ligada a uma linha de produção, passa pela logística e chega ao consumidor final.
O Brasil enfrenta oportunidades e dificuldades, economicamente ele está em alta com oportunidades e dificuldades com o governo.
Ex.: pega-se produtos que estão em alta – produto sazonal. É oportunidade deproduto no momento (ex.: chinelo havaiana).

Produção em massa: coca cola, remédio. É relativo. Idéia é vender muito – carro I-30. No começo vende muito, depois caem as vendas por aparecer carros novos, assim querem transformar isso em produção enxuta para não ficar produto em estoque.

O Sistema de Produção Artesanal apresenta uma força de trabalho altamente qualificada, utilizandoferramentas flexíveis para produzir exatamente o que o consumidor desejava (mão de obra exclusiva; se adapta ao que o consumidor deseja; poucos tem acesso – consumidores especiais: ricos).
Dessa forma, através das organizações descentralizadas (independentes), são atingidos baixos volumes de produção (demora a ficar pronto) e o custo dos produtos torna-se elevado (demora pra fazer; feita por...
tracking img