Cadeia e teia alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cadeias e teias alimentares

Pode-se estudar uma comunidade, as relações entre seres vivos de várias espécies diferentes, agrupando-os em níveis de alimentação: os níveis tróficos (de trofi, nutrição em grego). O primeiro nível sempre será ocupado pelos produtores porque não há cadeia alimentar sem alimentos, o segundo nível serão ocupados pelos consumidores primários, herbívoros, o terceiropelos consumidores secundários, carnívoros, e assim sucessivamente.
Os decompositores (fungos e bactérias) ocupam o último nível de transferência de energia entre organismos de um ecossistema. Formam um grupo especial, nutrindo-se de elementos mortos provenientes de diferentes níveis tróficos, degradando tanto produtores como consumidores; seu nível trófico será o seguinte ao nível dos organismosque decompõem. Não devemos confundir o nível trófico, que é a posição da espécie na cadeia, com o seu nicho ecológico, que é a sua função ou “profissão”.
Além dos organismos que fazem parte de um determinado nível trófico, existem outros com hábitos alimentares menos especializados, que podem ocupar mais de um nível trófico. É o caso dos animais onívoros (omnis = “tudo”), que se alimentam tanto deplantas como de herbívoros ou de carnívoros. O homem, por exemplo, é um animal onívoro.
O estudo das interações tróficas é essencial para o entendimento do que se passa dentro de um ecossistema. Este tipo de estudo demonstra de modo inequívoco o grau de inter-relações existente entre os organismos e aponta os principais elementos na manutenção da estrutura do ecossistema.
Uma das formas maistradicionais de se estudar a ecologia trófica está na identificação das rotas alimentares dentro dos ecossistemas.
1) cadeias alimentares
2) teias tróficas
3) pirâmides energéticas
4) matrizes tróficas.
Uma cadeia alimentar é uma sequência linear de seres vivos, uns servindo de alimento a outros, e também é uma simplificação do que acontece nos ecossistemas e, portanto, artificial. Em umacadeia alimentar cada ser vivo é alimento para o seguinte, como as plantas para o coelho e o coelho para a raposa.
Alface (P) – Coelho (C1) – Raposa (C2)
Uma cadeia alimentar completa apresenta três categorias de organismos, que constituem seus níveis tróficos: o nível dos produtores (alface), os níveis dos consumidores (coelho e raposa) e o nível dos decompositores (fungos e bactérias). As cadeias,insisto, são lineares, uma espécie por nível, e têm apenas três ou quatro elos, porque a energia presente nas moléculas orgânicas é transformada em energia cinética e calor, liberado para o meio físico e não reutilizado, o que reduz o teor energético a cada nível trófico.
Energia química>>>(pela respiração)>>>energia cinética>>>(pelas atividades do organismo)
>>>calor>>liberado para o meiofísico>>>não será reutilizado
Uma teia alimentar pode incluir seres vivos de diversos ecossistemas, é complexa e expressa o que realmente ocorre. Na teia alimentar alguns animais e plantas que vivem na água e outros na terra. A origem (produtores) da cadeia alimentar são as plantas aquáticas e plâncton, comidos por herbívoros (comedores de plantas). Os herbívoros são comidos por carnívoros (comedoresde carne), como peixes e mamíferos. Temos várias espécies por nível. Uma mudança no número de espécies em um dos elos afeta toda a teia.
O termo cadeia alimentar refere-se à sequência em que se alimentam os seres de uma comunidade.
Autotróficos x Heterotróficos
Seres que transformam substâncias minerais ou inorgânicas como água, CO2, NH4EM moléculas orgânicas são denominados autotróficos e sãoresponsáveis pela produção de toda a matéria orgânica consumida pelos seres heterotróficos.
Produtores x Consumidores
Dentro de uma cadeia alimentar os seres autotróficos são denominados produtores e os seres heterotróficos consumidores.
Dentre os heterotróficos podemos ainda distinguir os consumidores primários (herbívoros), secundários, terciários e quaternários (carnívoros), dependendo do...
tracking img