Cadeia de valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Análise da Cadeia de Valor
O conceito de Cadeia de valor foi introduzido por Michael Porter em 1985. Ao decompor uma organização nas suas atividades de relevância estratégica, torna-se possível analisar o comportamento dos custos e as fontes existentes assim como potenciais de diferenciação em cada processo de negócio, otimizando o valor final que o seu produto representa para o cliente. Aliderança de custo e a diferenciação pela qualidade acrescem valor ao produto e proporcionam vantagem competitiva à organização no contexto da indústria em que se insere. A cadeia de valor de uma organização insere-se num contexto mais amplo de atividades e constitui um sistema de valores onde estão integradas também as cadeias de valor de fornecedores e de distribuidores. A vantagem competitiva é,cada vez mais, fruto das capacidades de eficácia e eficiência com que uma organização administra todo o sistema.
Para Porter (1989:33), “toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. Todas estas atividades podem ser representadas, fazendo-se uso de uma cadeia de valores...” Essa exposição do autor indica, emprimeira mão, apenas a ideia de avaliar a cadeia interna da empresa, a qual é formada pelas atividades operacionais e organizacionais já citadas. A ideia básica que subsidia esse conceito não é de autoria de Porter, mas há muito tempo já estava sendo analisada. Nas palavras de Porter (1989:31): “a cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que sepossa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação.”.
Na década de 80, PORTER (1989) apresentou o conceito de cadeia de valor com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta que auxiliasse as organizações na compreensão de como estas poderiam obter vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Dentro deste conceito as organizações sãoconstituídas por atividades, as quais geram custo e criam valor para o cliente. Por meio da análise da cadeia de valor é possível compreender o comportamento destes custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação, que podem gerar valor para o cliente (PORTER, 1989).
O conceito desenvolvido por PORTER (1989) tem como foco a obtenção de vantagem competitiva e destaca como cadeia de valor oconjunto de atividades existentes dentro da organização. SHANK e GOVINDARAJAN (1997) estendem este conceito para toda a cadeia de suprimento, considerando desde o fabricante de matéria prima até o consumidor final. Já ROCHA e BORINELLI (2006) apresentam uma definição para cadeia de valor que considera a sequência de atividades desde a origem dos recursos até o descarte final dos produtos pelo últimoconsumidor. Segundo PORTER (1989) a maneira como uma organização executa suas atividades é reflexo de sua história (passado) e de sua estratégia (futuro). Estas atividades podem ser dividas em dois grupos: (1) atividades primárias e (2) atividades de apoio, conforme exemplo abaixo:

Conforme se pode observar, as atividades primárias estão associadas às atividades de logística interna (manuseio dematerial, armazenagem de insumos, controle de estoque etc.), operações (embalagens, manutenção de equipamentos, operações de produção etc.), logística externa (coleta, armazenagem de produtos acabados, distribuição física, processamento de pedidos etc.), marketing e vendas (propaganda, promoção, força de vendas, seleção de canal de venda etc.), e serviço (instalação, conserto, treinamento etc.),enquanto as atividades de apoio estão relacionadas às atividades que dão suporte as atividades primárias, tais como: infraestrutura da empresa (administração, finanças, assessoria jurídica, gerência de qualidade etc.), gerência de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e aquisição de insumos e recursos (PORTER, 1989).
Cada atividade consome recursos, incorre em custos e pode agregar...
tracking img