Cadeia de valor - porter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A cadeia de valores propõe a análise de todo o processo de uma empresa, de forma fragmentada, dividindo-os entre primário e secundários, a fim de ter medido o grau de agregação de valor, que cadaprocesso influencia para a entrega ao cliente.
Ou seja, de todos os processos e fluxos internos, há aqueles que agregam mais ou menos valor para o cliente.
Aqueles que agregam maior valor são chamadosde processos primários, enquanto os que agregam menor valor são os secundários, conforme mostra a figura abaixo:

O objetivo principal é a análise quanto a competitividade da empresa. Assim sendo,pode dar maior enfoque na qualificação das atividades primarias, bem como a redução dos custos das secundárias.
Enquanto ferramenta, ela permite a identificação de atividades que podem serterceirizadas, atuando diretamente na redução de custos com atividades secundarias.

As atividades primárias são aquelas envolvidas na criação física do produto e na sua venda e transferência para o comprador,bem como na assistência após a venda. Em qualquer empresa, as atividades primárias podem ser divididas em cinco categorias genéricas: (1) logística interna - são as atividades associadas aorecebimento, armazenamento e distribuição de insumos no produto, como manuseio de material, armazenagem, controle de estoque, programação de frotas, veículos e devolução para fornecedores; (2) operações - sãoas atividades associadas à transformação dos insumos no produto final, como trabalho com máquinas, embalagens, montagem, manutenção de equipamentos, testes, impressão e operações de produção; (3)logística externa - são as atividades associadas à coleta, armazenamento e distribuição física do produto para compradores, como armazenagem de produtos acabados, manuseio de materiais, operações deveículos de entrega, processamento de pedidos e programação; (4) marketing e vendas - são as atividades associadas a oferta de um meio pelo qual compradores possam comprar o produto e a induzi-los a...
tracking img