Citpara qlqr coisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A cadeia de valor de uma organização em um determinado setor do mercado está incluída em um fluxo mais amplo de atividades, denominado de sistemas de valor apresentada na FIGURA. O autor informa que esse sistema de valor está inclusa a cadeia de valor dos fornecedores, que fornece produtos ou serviços à cadeia de distribuição, que direciona o produto ou serviço adquirido para as cadeias de valordos clientes, que utilizam o insumo adquirido para realizar uma ou mais atividades (PORTER, 2009).

[pic]

Conforme Porter (2009), é função da cadeia de valor da organização atuar na vantagem competitiva tanto de custo como na de diferenciação. O autor explica que na vantagem competitiva de custo é refletido o custo da performance de todas as atividades de valor em analise com o dosconcorrentes. Já na vantagem competitiva de diferenciação é refletida a contribuição de cada atividade de valor visando a satisfação dos clientes.

A procura da vantagem competitiva, as organizações muitas vezes diferem no escopo competitivo ou na intensidade das suas ações. O escopo competitivo é uma ferramenta importante para criar uma vantagem competitiva. O usuário explica a utilização dessaferramenta informando que permite a exploração de inter-relacionamentos entre as cadeias de valor que podem ser utilizadas em diversos segmentos de setores e em diversas áreas geográficas (PORTER, 2009).

Segundo Porter (2009), as organizações atualmente em todos os setores, devem competir para criar valor. O autor informa o significado de valor, explicando que é a competência de atender ou superar assolicitações do cliente de forma eficiente. O autor comenta que as organizações criam valores para seus clientes e os países criam valor para tornar lugares atraentes para as organizações.

A cadeia de valor de uma organização é um sistema com diversas atividades interdependentes conectadas por uma ligação. O autor informa que essas ligações são constituídas quando uma atividade é utilizada eacaba afetando o custo ou a eficácia de outras atividades (PORTER, 2009).

PORTER, Michael. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

Para Porter (1989), informa que a vantagem competitiva ocorre quando a organização consegue criar um valor superior, que as diferencia das demais organizações na visão dos seus clientes.

PORTER,Michael. Estratégia competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991

Existem dois tipos básicos de estratégia para conseguir a vantagem competitiva (PORTER, 1991):

1) Menor custo: Estratégia que faz com que a empresa adote políticas visando diminuir o custo, com isso a organização pode oferecer seus produtos a preços inferiores aosdas concorrências.
2) Diferenciação: Estratégia que consiste em fazer seus clientes identificar, que os produtos da empresa produzem benefícios únicos fazendo com que o valor elevado do produto seja justificado.

THOMPSON, Arthur A. Estratégia e vantagem competitiva. São Paulo: Pioneira, 2000

Quando as organizações têm suas estratégias definidas visando proporcionar os clientes um valorque na visão deles é superior, essas empresas formam vantagem competitiva (THOMPSON, 2000).

DAY, G. S; REIBSTEIN, D. J. A dinâmica da estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1999

Para Day e Reibstein (1999), efetuar a manutenção da vantagem competitiva de uma organização é papel dos gerentes, que são responsáveis pelo desenvolvimento de recursos e capacidades, que são vitais para amanutenção da vantagem competitiva.

MAXIMIANO, Antônio C. A. Teoria geral da administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Segundo Maximiano (2000), vantagem competitiva é importante, pois é através dela que é possível efetuar a comparação da organização com seus concorrentes e entender o motivo pelo qual os clientes preferem um determinado produto.

BESANKO, D., DRANOVE, D. e SHANLEY,...
tracking img