A cadeia de valores de michael porter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (como recursos físicos emateriais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos etc...). A vida das pessoas depende das organizações e estas dependem do trabalho daquelas. As pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes,de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações não lucrativas ( como o Exercito, Igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não-gorvernamentais etc...).

Objetivos

* Abordagem quanto ao significado da Administração
* Amostragem da Administração do período da Revolução Urbana a RevoluçãoIndustrial
* Abordagem do período Taylor e Ford
* Abordagem a Fayol e a escola do processo Administrativo

O Significado da Administração
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto, aquele que presta um serviço a outro. É utilizada em especial em áreas comcorpos dirigentes poderosos, como por exemplo, no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).
No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação no seu significado original. A tarefa da Administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio doplanejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais eficiente e eficaz.
O significado e o conteúdo da Administração sofreram uma formidável ampliação e aprofundamento através das diferentes teorias. O conteúdo do estudo da Administração varia de acordo com a teoria ou escolaconsiderada. Cada autor da Administração tende a abordar as variáveis e os assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria.
Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador deve avaliar os objetivos organizacionais edesenvolver as estratégias necessárias para alcançá-los.

Focando a Teoria Geral de Administração/TGA podemos estabelecer 05 pilares importantes a serem considerados:
* Tarefas;
* Estrutura;
* Pessoas
* Tecnologia, e
* Ambiente.
É possível considerar que a Administração constitui uma importante atividade em nossa sociedade pluralista que se baseia no esforço coorporativo dohomem, por meio das Organizações.
A tarefa básica da Administração é fazer as coisas por intermédio das pessoas, com melhores resultados. Em toda a organização humana busca-se o alcance de determinados objetivos, com eficiência e eficácia. Assim sendo, a Administração dirige o esforço dos grupos organizados.
O conteúdo da Administração varia conforme a teoria observada e considerada para oestudo, ou seja, na Administração:
* Científicos eram considerados, os métodos e processos de trabalho de cada operário;
* Teoria Científica – a administração envolve previsão, organização, direção, coordenação e controle do trabalho realizado em toda a organização;
* Teoria das Relações Humanas – a administração deve buscar os melhores resultados, por meio de condições que permitam a...
tracking img