Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística e a tecnologia da informação

Ana Laura Wiethaus Bigaton - alwb@prod.eesc.usp.br - EESC/USP
Edmundo Escrivão Filho - edesfi@prod.eesc.usp.br - EESC/USP

Resumo

Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica para registrar os conceitos de logística, tecnologia da informação e de exemplos de uso de tecnologias da informação na logística, esse artigo objetiva evidenciar aimportância da tecnologia da informação para uma gestão da logística eficiente e competitiva. Com a tecnologia da informação os processos logísticos são agilizados, além do que são baseados em informações confiáveis. O artigo mostra também uma alta relevância das ferramentas da tecnologia da informação (Sistema Roteirizador, Sistema de Entrega Administrada, Sistema de posicionamento e comunicaçãoAutomatic Vehicle Location, EDI, ECR, Data Warehouse etc) na alavancagem da logística na criação de valor para a empresa.

Palavras-chave: logística, tecnologia da informação e sistemas de informações

1. Introdução
Atualmente, devido às necessidades de satisfazer as demandas cada vez maiores do cliente, a logística tornou-se reconhecida como uma área de grande oportunidade. Em determinadossetores, como na distribuição e no varejo, as empresas não podem ignorar a importância da logística em relação à lucratividade. É imperativo fornecer serviço ao cliente e que não seja superado por ninguém, e satisfazer totalmente às necessidades de escolha do produto, entrega em tempo e disponibilidade de estoques a um preço competitivo. Não somente a lucratividade, mas também a sobrevivência daempresa depende destas questões. Para a maioria, a definição mais amplamente utilizada da logística é "obter os produtos certos, no lugar certo, no momento certo, ao menor custo". Para diminuir custos se deve aplicar a logística na cadeia de suprimentos sem alterar a qualidade do produto final, ou seja, criar valor para a empresa aumentando sua lucratividade.
Uma grande força motriz na busca demelhorias de lucratividade no campo da logística, é o uso da tecnologia da informação, uma vez que essa é capaz de fornecer as informações certas no momento certo para tomar a decisão certa pelo motivo certo, e, portanto, melhorar os lucros, o que é fundamental.

2. Evolução da logística

As relações entre empresas surgiram e se desenvolveram paralelamente em um processo de especialização da produçãoem diversos setores econômicos. No início entendia-se a Logística como a responsável pela distribuição de produtos, no decorrer dos anos com as grandes mudanças na economia mundial, a crescente globalização, a mudança no perfil e exigências do cliente, a diminuição do ciclo de vida dos produtos e a elevada utilização da tecnologia, a logística foi abrangendo novas atividades ao longo da cadeia deprodução, surgindo assim novos conceitos, desde a administração logística até a logística integrada, onde não se busca apenas a redução do custo de uma atividade individual (como o transporte, por exemplo), mas sim o custo logístico total da empresa - transporte, estocagem, armazenagem, processamento de pedidos, lotes de produção, de compras e serviço ao cliente.
Mais tarde forma-se o Council ofLogistics Management (anteriormente National Council of Phisical Distribution Management) para desenvolver a teoria e a compreensão do processo logístico, promover a arte e a ciência de administrar os sistemas logísticos e ainda promover o diálogo e a evolução desse campo, operando sem fins lucrativos e em cooperação com empresas e instituições. Segundo o Council of Logisitic Management (CLM),administração logística é
o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e o armazenamento, eficiente e eficaz em termos de custo, matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de obedecer às exigências dos clientes (LAMBERT, 1999).
Com a globalização da economia, ou...
tracking img