Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIA DE SUPRIMENTOS

1.0 – Abordagem do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos em toda a sua extensão.
2.0 – As interferências positivas e negativas da globalização no contexto logístico.
3.0 – A contribuição da logística em todo o seu contexto interno e externo.
4.0 – Explorar os conceitos de recebimento; inspeção; manuseio e armazenagem dos materiais a serem processados pelaempresa; bem como pelos produtos em processo e os já processados pela empresa.
5.0 – Como é a gestão dos estoques de matérias e produtos; entre outros.
6.0 – Quais os benefícios encontrados pelos Layouts das instalações; bem como em sua extensão.
7.0 – Qual a estratégia, a politica e as decisões relacionadas à área logística; bem como a sua importância para manter o sistema em seucontexto geral e quais os seus beneficios.
8.0 – Analisar e Avaliar os recursos eletrônicos; bem como seus respectivos impactos no que diz respeito a apuração dos dados e seus benefícios num contexto geral.

NOTA: Segue abaixo um roteiro para auxilio e ajuda para a transferencia dos dados.

1) O conceito do Supply Chain Management, ou SCM, nos ensina a desenvolver uma metodologia através deum sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas; lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. O grande objectivo da SCM é a redução de stocks, mas com a garantia de que não faltará nenhum produto quando este for solicitado. O desenvolvimento detécnicas e ferramentas para melhorar a gestão da cadeia de fornecimento contribuem para uma melhor estratégia e prática. A aplicação dessas ferramentas leva a alternativas que permitem tomar melhores decisões. Assim sendo devemos evidenciar os componenetes que formam esta cadeia de modo a agregarem valores aos negocios desenvolvidos pela organizacao em questão.
Os componentes do SCM são:
*Planejamento de demanda (previsão)
* Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão)
* Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições)
* Otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual
*Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) - diário
* Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto
* Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho - diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização,resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avalição e relatórios de qualidade.
Os resultados que se esperam da utilização de sistemas que automatizem o SCM são:
* Reduzir custos;
* Aumentar a eficiência;
* Ampliar os lucros;
* Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento;
* Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes efornecedores;
* Desenvolver serviços de valor acrescentado que dão a uma empresa uma vantagem competitiva;
* Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo;
* Manter o menor estoque possível.

2) A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte ecomunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. Qual o impacto deste novo conceito nos negocios desenvolvidos pela organizacao em questao, mensurar perdas e ganhos...
tracking img