Cacau show

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. IDENTIDADE INSTITUCIONAL DA EMPRESA

1.1 A HISTÓRIA
A cacau show nasceu na páscoa de 1988, com o jovem Alexandre Costa, na época com 17 anos, revendendo chocolate de uma indústria, conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 g. O que ele não sabia era que aquele tamanho estava fora de linha e que era impossível produzir ovos dessa gramatura. Com essa noticia e preocupado em nãofrustra os clientes, o rapaz comprou a matéria-prima e em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros. Dona Creusa foi a primeira pessoa a confiar naquele rapaz que estava á sua frente lhe pedindo ajuda. Ela acreditou no sonho daquele jovem menino e o ajudou a realizar seu primeiro trabalho próprio. Durante três dias, com uma jornada diária de 18 horas detrabalho e com um prazo de entrega apertado, foi possível entregar as encomendas. Com lucro de U$500,00 iniciando suas atividades no bairro da casa verde, em São Paulo.
Iremos relembrar algumas datas muito importante para o crescimento e sucesso da cacau show.
* Em 1990 cacau show fecha o primeiro grande contrato com uma rede nacional de varejo. Nesse mesmo ano, a marca se associa a ABICAB(Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e derivados).
* Em 1994, Alexandre embarca para o primeiro de muitos outros cursos na Bélgica, berço de alguns dos melhores chocolateiros do mundo.
* Em 1996, foi recorde de vendas na páscoa, impulsionado pelo contrato com o Mappin.
Alexandre percebeu que havia um mercado pouco explorado de chocolates artesanais e resolveuinvestir nisso. Inicialmente, o empreendimento se estabeleceu em uma sala de 12 m da empresa de seus pais. Apos disso, Costa iniciou as vendas de cacau show em um fusca, que percorria padarias e supermercados, entre outros estabelecimentos e , também inspirados no exemplos dos pais, que faziam vendas porta-a-porta, começou a operar com uma equipe de revenda.
* Em 1998, inicia a vendaporta-a-porta primeira década de muitas conquistas da empresa, do espaço de 12 m a cacau show já ocupava os quatros andares do prédio na casa verde. Conta também com muitos clientes pelo país, o que demanda uma produção de cerca de 35 toneladas de chocolates por mês.
* Em 2000, na páscoa um dos distribuidores da marca fez uma grande encomenda e ficou sem espaço para armazenar os produtos. Nasce entãoem Piracicaba interior paulista, a primeira loja a instalar na fachada um letreiro com a marca cacau show.
* Em 2001, a cacau show adquire a primeira máquina para fabricar o próprio chocolate e também abre a primeira loja especializada e padronizada da cacau show , no shopping Suzano (SP).
* Em 2002, já são 18 pontos de vendas padronizadas com a marca cacau show.
* Em 2003, onúmero cresce para 46. Em pouco tempo chega a 130 lojas. A Cacau show inicia com a campanha faça sua parte, na qual os franqueados da rede fazem doação de ovos de páscoa para diversas instituição sociais. Em 2012 foram distribuídos mais de 200 mil ovos de páscoa em todo o brasil.
* Em 2004, agora são 230 lojas, o que faz da Cacau show a maior rede de lojas de chocolates finos do Brasil, queagora passa a atuar no sistema de franchising.
* Em 2005 a Cacau show ganha o premio melhor franquia do ano, concedido pela Editora Globo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
* Em 2006 Alexandre Costa compra um terreno de 75 mil m em Itapevi, na altura do km 35 da Rodovia Castelo Branco. São construídos os primeiros 17 mil. No decorrer do tempo, foi necessário crescer e hoje são 55mil m de área construída.
* Em 2007 a cacau show possui alguns rituais para aproximar os colaboradores e celebrar as conquistas. Em 2007, foi criado o ritual da última caixa, realizado no período que antecede a páscoa e também ás vésperas do natal. Todos os funcionários vão para expedição, fazem uma fila e passam a ultima caixa de mão em mão cada um que entrega a caixa bate palmas até a...
tracking img