Cacau show

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A CACAU SHOW LTDA, foi fundada em 1989 e é especializada na fabricação de chocolates de qualidade, a preços competitivos, sempre com criatividade. A própria CACAU SHOW fabrica a sua massa de chocolate e os seus produtos seguem um padrão europeu de qualidade, sendo elaborados com ingredientes selecionados. Os equipamentos utilizados para na fabricação dos chocolates sãoimportados da Alemanha, Holanda, Itália e Suíça.
A empresa se orgulha de trabalhar com o chocolate puro, sem adição de gordura hidrogenada. E possui um mix 184 itens entre bombons, trufas e embalagens para presente.
A fábrica está localizada na zona norte da capital paulistana, com uma área de 5000 m² Atualmente conta com uma equipe de 177 funcionários na fabricação de chocolates.
A CACAU SHOWreúne 20.000 revendedoras, no sistema porta-a-porta, tem 50 lojas (entre próprias e licenciadas) e distribui seus produtos em mais de 10.000 pontos de venda, com uma produção de 150 toneladas de bombons por mês.
A fábrica trabalha com duas marcas: a CACAU SHOW e a GARDNER;
• A CACAU SHOW, é vendida nas lojas de franquias e vendas diretas à domicilio, que correspondentes a 20% e 30% de vendas dafabrica, respectivamente;
• A GARDNER é vendida nas atacadistas e supermercados que correspondem a 35% das vendas;
• Outros segmentos (institucionais, exportação e marca própria|) ficam com os 15% restantes.
A CACAU SHOW inovou o sistema de franquia, com um diferencial: não são cobrados royalties nem taxa de propaganda. No entanto há uma única exigência do fundador da empresa que oproprietário tem que trabalhar na loja em tempo integral.
O controle sobre as atividades do franqueado é mínimo, se restringindo aos auxílios no sistema de contas ou créditos. O lojista também tem autonomia para coordenar os seus próprios canais de venda: balcão, venda direta (porta-a-porta) e distribuição.
Em Brasília, dentre as diversas lojas da CACAU SHOW, este trabalho se ocupará da loja sediadano Taguatinga Shopping. A loja em questão possui uma área de 26,46 m² mais 50% de mezanino, possui cinco empregados, trabalha somente com vendas de balcão e comercializa por mês meia tonelada de chocolate.

2. ANÁLISE AMBIENTAL
O ramo de chocolates é considerado um bom negócio, pois o produto é consumido em todas as épocas do ano, com algumas variações de demanda. Apresenta picos sazonais emalguns meses e possuem um público fiel, os chamados chocólatras.
A localização da loja franqueada é de fato estratégica, pois o Taguatinga Shopping está localizado numa das principais cidades satélites de Brasília cujo potencial de mercado é considerado como de classe média. Portanto o público do shopping se assemelha ao público alvo da CACAU SHOW.
No shopping, a única chocolataria é aKopenhagen, que tradicionalmente comercializa chocolates finos e tem como missão: fabricar produtos de alta qualidade, preservando o seu sabor com satisfação e originalidade. Portanto a Kopenhagen, é considerada uma das principais concorrentes da Cacau Show dentro do shopping. Porém a Cacau Show encontra-se em uma situação um pouco confortável em relação a Kopenhagen, pois a mesma pratica preços muito maisaltos que os da CACAU SHOW ,por que o seu público alvo tem sido pessoas com alto poder aquisitivo das classes A e B. Contudo, a franquia da Cacau Show tem percebido um crescente aumento de vendas para pessoas da classe A, o que faz a mesma se tornar um loja acessível a todos os tipos de classes social.
No entanto, algumas lojas devem ser analisadas, pois comercializam doces a preços diversos:• Lojas Americanas: Uma loja de departamento, mas que vende várias marcas de chocolates a públicos diversos, tanto que logo após a entrada da loja, os chocolates estão estrategicamente visíveis, em diversas gôndolas.
• Quiosque da Caramelada, localizada na entrada principal do shopping, um ponto estratégico, e seus produtos destinam-se a crianças e adolescentes, que ao entrarem ou saírem...
tracking img