Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING – FACULDADE IBGM
CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS














ESCOLAS DA PSICOLOGIA
PSICANÁLISE: AS EMOÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
BEHAVIORISMO: O CONTROLE COMPORTAMENTAL NAS ORGANIZAÇÕES













ANA LÚCIA MARANHÃO DOMINGUES FERREIRA














RECIFE/2012



ANA LÚCIA MARANHÃO DOMINGUESFERREIRA











ESCOLAS DA PSICOLOGIA
PSICANÁLISE: AS EMOÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
BEHAVIORISMO: O CONTROLE COMPORTAMENTAL NAS ORGANIZAÇÕES














Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina: Psicologia do Capital Humano nas Organizações, do 1º período – Curso de Gestão em Recursos Humanos, do InstitutoBrasileiro de Gestão e Marketing - Faculdade IBGM, sobre orientação da Prof.ª Ms. Fernanda Lima


Turma: RH1CM







RECIFE/2012



BEHAVIORISMO: O CONTROLE COMPORTAMENTAL NAS ORGANIZAÇÕES

Significado de Behaviorismo: Comportamento. O nome behaviorismo vem de uma escola americana norte americana que tinha como nome “Escola Behaviorista, EscolaComportamental”, uma escola que estudava o comportamento das pessoas.
Historicamente, o behaviorismo teve sua origem em 1913, com a publicação do artigo “A Psicologia: como os behavioristas a veem”, de autoria de John B. Watson. Neste artigo, Watson apontava que o comportamento observável é o único fator digno de ser estudado pela psicologia, criticando alguns princípios de Freud. O comportamento e suadefinição era determinado por estímulos ambientais, como o cliente é atendido, que são os comportamentos que uma pessoa deve transmitir a outra para demonstrar que está dando atenção. O behaviorismo trabalha com definições claras e detalhadas de comportamento. Não se pode exigir que o colaborador dê atenção ao cliente se não for dito como fazer isso. Descrever e mostrar como se deve agir é importantepara o desenvolvimento positivo do ser humano, treinamento o ajudam na prevenção de situações indesejadas, como agir perante determinado assunto.
A descrição detalhada de comportamento esperados é de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho diário, em treinamento, elaboração de programas de socialização, na prevenção de doenças ocupacionais, na elaboração de instrumentos deavaliação de desempenho, entre outros setores que cercam as pessoas dentro das organizações.
Do Behaviorismo surgem estudos sobre o condicionamento de formação de hábitos. Através de um estímulo repetitivo, através da repetição do mesmo hábito várias vezes, o comportamento acaba se tornando automático, condicionado. O condicionamento pode ser dividido em dois tipos:
• Condicionamento Clássico:Desenvolvido por Ivan Ivan Pavlov, o comportamento resultante de um estímulo. Ex.: O cão saliva porque vê seu dono trazendo comida, por tanto sabe que quando seu dono está chegando pode estar trazendo comida, por tanto seu estímulo automático é salivar. Outro exemplo é a aprendizagem de um computador, que se dá pelo condicionamento clássico, ou seja, o pareamento de estímulos e muita repetição atéque o usuário se utilize do programa automaticamente.(BANOV, 2004).




• Condicionamento Operante: Desenvolvido por Burrhus Frederic Skinner, este faz a relação entre um estímulo e outro. Este comportamento é chamado de operante porque o comportamento de uma pessoa opera uma transformação no ambiente e o ambiente opera uma transformação na pessoa. Ex.: Quando o Presidente entrou na salade reuniões, as conversas cessaram imediatamente. O Presidente operou uma mudança no comportamento daqueles que o aguardavam. A reunião começou e, no meio da explanação do presidente, o garçom entrou. Imediatamente o Presidente parou de falar e aguardou o garçom servir o café a todos. O garçom provocou (operou) uma mudança no comportamento do presidente (BANOV, 2004, P.95).




Skinner, um...
tracking img