Cacau show

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1
1.1 Histórico da organização

Fundada em 1988, a Cacau Show se tornou, em apenas 20 anos, a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, são mais de 550 lojas franqueadas nos principais shoppings, avenidas e ruas comerciais de todo o Brasil. Com um faturamento de R$ 165 milhões em 2008, três fábricas – em Itapevi (SP), Campos do Jordão (SP) e Curitiba (PR) – e umaprodução de mais de 7 mil toneladas de chocolates ao ano, a Cacau Show está em constante inovação, e hoje é uma especialista em trufas, com mais de 25 sabores. O espírito empreendedor de Alexandre Tadeu da Costa, presidente da empresa, tornou a marca referência no mercado nacional.

A Cacau Show nasceu quando o fundador, Alexandre Tadeu da Costa, começou a revender chocolates de umapequena fábrica. Na primeira Páscoa, em 1988, ele vendeu, além de outros produtos, 2000 ovos de 50g. Porém, quando chegou à fábrica, foi informado de que não havia possibilidade de produzir ovos dessa gramatura. Frente a isso, preocupado em honrar a encomenda procurou alguém que estivesse acostumado a fabricar chocolates em casa. Essa operação gerou um lucro líquido de aproximadamente US$500,00. Com esse capital iniciou suas atividades e durante toda a história da empresa, em nenhum momento, houve alguma entrada de capital externo e até a presente data a empresa se mantém com capital fechado.

Os grandes fabricantes estabelecidos no mercado tinham foco na fabricação de chocolates em barra (Nestlé e Garoto). Ciente de que não poderia competir em termos de custos, qualidade edistribuição, a estratégia de negócio da empresa Cacau Show foi de trabalhar especificamente com chocolates recheados.

Como principais oportunidades no início de negócio, foi identificado um promissor mercado ainda inexplorado de chocolates artesanais, abertura de mercado/entrada de novas tecnologias e crescimento demográfico (aumento da expectativa de vida) e ainda a possibilidade deotimização das vendas em datas comemorativas como: Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Natal e entre outras datas. Em contrapartida a organização se deparou com dificuldade como a falta de capital, pouca infra-estrutura na empresa e principalmente dificuldade para conseguir crédito por parte dos fornecedores.
A solução encontrada para conseguir um capital inicial foi um empréstimo feitopor um parente no valor de U$ 500,00. Outra decisão importante no início da empresa foi, devido a falta de crédito, a solução foi reinvestir praticamente 100% do lucro na melhoria da infra-estrutura.

A Cacau Show segmentou o mercado para um público-alvo com poder de compra limitado uma vez que pratica preços mais baixo que os concorrentes. O público alvo é composto por consumidores nafaixa etária de 20 a 60 anos, dentro das classes B e C, esse mercado atualmente conta com aproximadamente 20 milhões de novos consumidores.

Os principais fabricantes de chocolate no Brasil são Lacta, Arcor do Brasil, Kopenhagen, Garoto e Nestlé, porém a Show de Sabor também compete fortemente com fabricação de marcas caseiras que atuam de forma regionalizada.

A Cacau Shoow tem comodiferencial a excelente relação custo-benefício. A empresa vende seus produtos por menos da metade do preço praticado pelo mercado de chocolates finos. Isso só é possível porque a empresa tem uma fábrica muita bem montada e aparelhada - sua visão industrial permite ter preços competitivos. A empresa Cacau Show oferece uma linha de produtos com qualidade e preços constantemente adequados aosdesejos do mercado, distribuída diretamente ao pequeno varejo, com o apoio de uma estrutura administrativa ágil e enxuta.

|A evolução da empresa |
|O impacto nas vendas à medida que a Cacau Show diversificou seu sistema de marketing e distribuição (em milhões de |
|reais)...
tracking img