Cacau show

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de reposição da 3º aula

Case sobre a empresa CACAU SHOW

Bloco C

1. Qual o posicionamento estratégico adotado por esta empresa ? Caso necessário defina o posicionamento por portfólio.

A empresa busca inovações em linha de produtos, visando atender as emergentes tendências de mercado, quem tem como base o crescimento ético e responsável. A denominação de origem seria assimnão somente uma estratégia para diferenciar uma nova linha de produtos, como também uma alternativa para agregar valor a esta, acompanhando as mudanças culturais dos consumidores atuais.

2. Quais os principais clientes deste negócio ?

A empresa tem como seus principais clientes as de mais de 1000 lojas franqueadas em todos os estados do Brasil. E essas por sua vez tem como publico alvo aclasse C e D, mercado estes, ate então, pouco explorado nesse segmento.

3. Mapear as áreas estratégicas de negócio – AEN e mapear o estágio do ciclo de vida do portfólio por AEN.

A CACAU SHOW está crescendo mais de 35% ao ano nos últimos anos, enquanto o setor de chocolates cresce 12% ao ano (o dobro do mundial).
Uma empresa que tem uma taxa de crescimento de 35% ao ano não possuiapenas um diferencial, não somente um logotipo, e sim um conjunto de diferenciais competitivos que proporcionam a ela, uma taxa de crescimento nesse volume.
Com o intuito de oferecer novas experiências e sensações ao consumidor, a CACAU SHOW, rede de chocolates finos, criou uma estratégia de marketing sensorial, por meio dos cinco sentidos, que vai alcançar todas as lojas do país. As lojas da marcaestimulam a visão, o tato, o paladar e o olfato, proporcionando uma experiência única para o cliente, desde a vitrine, passando pelo aroma e os sabores, até a escolha de produtos com distribuição nas prateleiras. E, para complementar esse tour sensorial, a partir de agora as franquias contam com a Rádio Cacau Show, que vai estimular a audição, a fim de formar um vínculo emocional com o cliente etransformar o momento da compra em uma atividade ainda mais envolvente.
O projeto, que tem como base o conceito de logossom – quando o som se torna referência de uma marca para o consumidor – que é pioneiro em lojas de chocolates no Brasil. A rádio, que foi desenvolvida em parceria com a RDS Multimídia, transforma o ambiente em um local agradável e envolvente. Com uma seleção de músicas que provocalembranças e aguça a experiência de compra, a rádio terá transmissão via satélite e já estará completamente instalada no próximo mês.
Segundo o gerente de marketing da CACAU SHOW, Stefenson Soalheiro, a estratégia sensorial nas lojas visa estimular os cinco sentidos com essa que é a melhor ferramenta para envolver o consumidor, por meio da audição. A rádio, junto com outras estratégias daempresa, como o desenvolvimento de embalagens, fragrâncias de chocolate, ampliação do mix de produtos e mudanças no visual da loja, transformarão o ponto-de-venda em um local de vivência única.
Além dessa estratégia e com base nesse crescimento contínuo apresentado pela empresa, a CACAU SHOW fez uma parceria com a sorveteria Sottorezo, para o lançamento de uma linha de sorvetes de chocolate com pedaçosde frutas. A expectativa é que o lançamento aumente entre 8% e 10% as vendas mensais, procurando crescimento nas vendas, lucros, participações no mercado ou medidas diferenciadas com um mesmo objetivo.

4. Qual o foco da estratégica adotado para esta empresa e quais as ações estratégicas que foram desenvolvidas ?

Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, deu início em 1988 aosnegócios da empresa revendendo chocolates de uma indústria fornecedora. Na primeira páscoa da Cacau Show, foram vendidos, entre outros produtos da pequena empresa que nascia, dois mil ovos de 50 gramas. Quando ainda era estudante, com 17 anos, deparou-se com seu primeiro grande desafio no ramo dos chocolates: a indústria fornecedora informou-lhe da impossibilidade de produzir ovos na gramatura...
tracking img