Projeto poesia na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO POESIA NA ESCOLA

Professora: Márcia Regina Chiareti

JUSTIFICATIVA

A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo o contato com diferentesautores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaieseus próprios passos em poesia.
Com o Projeto Poesia na Escola queremos descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita,declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O trabalho poético para Bakhtin está inteiramente interelacionado ao contexto social,” O poeta,afinal, seleciona palavras não do dicionário, mas do contexto da vida onde as palavras foram embebidas e se impregnaram de julgamentos de valor” (Bakntin, apoud Freitas, 1992, p. 127). Assim, os gênerosdiscursivos, por mobilizarem diferentes esferas da atividade humana, representam unidades abertas da cultura.
Em relação à escrita nosso olhar se amparou nas considerações de Garcez (2001). Segundo ela,escrever é antes de tudo um exercício que só se aprimora com a prática constante atrelada indissociavelmente à prática de leitura. Leitura e releitura colaboram decisivamente para sensibilidadefrente às melhorias cabíveis ao texto. Para Garcez, escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida e não um dom que poucas pessoas têm; é um ato que exige empenho e trabalho e não um fenômenoespontâneo.

É pela leitura que assimilamos as estruturas próprias da língua escrita. Para comunicarmos oralmente apoiamo-nos no contexto, temos a colaboração do ouvinte. Já a comunicação escrita tem suasespecificidades, suas exigências. [...] Tratamos de forma diferente a sintaxe, o vocabulário e a própria organização do discurso. É pela convivência com textos escritos de diversos gêneros que...
tracking img