Cabeamento estruturado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cabeamento Estruturado
Entende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infra-estrutura que permita evolução e flexibilidade para serviços de telecomunicações, sejam de voz, dados, imagens, sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação) e considerando-se aquantidade e complexidade destes sistemas, é imprescindível a implementação de um sistema que satisfaça às necessidades iniciais e futuras em telecomunicações e que garanta a possibilidade de reconfiguração ou mudanças imediatas, sem a necessidade de obras civis adicionais.


Os tipos de redes
Podem ser projetadas, redes para servir organizações de todos os tamanhos, desde um único localcom poucos ou até somente dois PC's, até corporações internacionais que reúnem milhares de estações de trabalho.

A LAN
Em distâncias curtas, por exemplo, dentro de uma área geográfica pequena como um edifício, você pode criar uma LAN (Local Area Network). Uma rede é chamada de LAN quando nós estamos conectando PC's em um só local, um edifício comercial por exemplo.
Uma LAN é composta denodos(ou seja, "nós", um termo bastante estranho para um dispositivo eletrônico) de rede como um computador, impressora ou uma máquina de fac-símile. (Um nodo é qualquer PC ou periférico que se conecta à rede.)
Quando você conecta estes nodos juntos você tem uma rede. Para negócios pequenos uma LAN é o que você precisa para conectar seus PC's.
As principais vantagens de uma LAN são:
-Compartilhar banco de dados, softwares, discos rígidos e periféricos para vários departamentos;

- Interligar bancos de dados de diferentes áreas ou departamentos;

- Prover de um meio eficiente de comunicação e trânsito de mensagens - Correio Eletrônico.

- Tornar o sistema de computação descentralizado;

- Eliminação de Main-Frames.

[pic]


As principaiscaracterísticas das LAN's são:
- Altas taxas de transmissão;

- Baixa taxa de erro;

- Propriedade privada;

- Acesso privado;

- Vários tipos de protocolos.








[pic]
WANs e a World Wide Web (www)
Uma rede que conecta uma LAN a outra LAN por uma área geográfica grande como uma cidade ou país é chamada de WAN (Wide Area Network). Uma WANpode transmitir informações por linhas telefônicas, microondas, ou satélites. Mas o preferido é via fibra óptica.
LANs e WANs são redes privadas. Elas interconectam as pessoas dentro de suas organizações.
Fora do reino destas redes privadas está a Internet - uma enorme, WAN pública. A Internet une PCs em universidades, centros de pesquisa, e companhias pelo globo.
Como as redestornaram-se mais poderosas e são conectadas mais empresas e usuários domésticos diariamente, a Internet servirá como um ponto de contato entre a sua companhia, seus fornecedores e clientes.


Equipamentos
Dentro de uma rede de telecomunicações, pública ou privada, iremos encontrar vários tipos de acessórios e equipamentos, para que possamos entender como funciona uma rede de telecomunicações, vamosconcentrar nosso estudo em rede de telecomunicações privada, que atende um edifício comercial, com muitos usuários, dotados de vários tipos de facilidades, tais como:
• Telefonia
• Dados
• Sistemas de controle ambientais e de acesso
• Internet


Componentes e Equipamentos de uma Rede Local
Para que uma Rede Local possa trabalhar adequadamente,necessitamos de alguns componentes vitais, estes componentes, podem ser divididos em 4 grupos:
•  Equipamentos Ativos de Rede
• Periféricos
• Softwares
• Cabeamento de Rede
Estes equipamentos faram que uma ou mais Redes funcionem adequadamente. Os Principais componentes de cada grupo estão citados abaixo.

Equipamentos de Redes
São os equipamentos que...
tracking img