Cabeamento estruturado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO VALE DO TELES PIRES
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO










CABEAMENTO ESTRUTURADO










COLIDER/OUTUBRO DE 2011
ADRIANA MARIA RIBEIRO DA SILVA
DEVAIR APARECIDO BRAGHIN
JOSE DE ASCIS DA SILVA
JOZIAS LIMAS SANTOS








CABEAMENTO ESTRUTURADOTrabalho apresentado à disciplina de Redes de Computadores em cumprimento às exigências parciais de avaliação, do Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário do Vale do Teles Pires, ministrada pela professora Elaine Alves Rocha.






COLIDER/OUTUBRO DE 2011


Introdução
Na década de 80, os mainframes dominavam os ambientescomputacionais. Não existiam normas, as empresas disponibilizavam sistemas padronizados de comunicação para uma demanda crescente de processamento computacional.
Com a evolução e popularização dos microcomputadores pessoais, fabricantes e órgão internacionais desenvolveram normas e padrões para o setor.

Neste período surgiu o conceito de “NETWORKING”, referindo-se ao processo de implantaçãode redes de microcomputadores, e “DOWNSIZING” que é a migração dos sistemas de grande porte de processamento centralizado para processamento distribuído. [JOSÉ MAURÍCIO S. PINHEIRO]
O primeiro sistema de cabeamento integrando voz, vídeo e dados foram comercializados a partir de 1988.
Com a padronização internacional, os cabeamentos começaram a ser produzidos com normas internacionais tornandoos sistemas de cabeamentos baratos dando liberdade de escolha para as empresas que dependem desse cabeamento.
• O que é e como surgiu um Sistema de Cabeamento Estruturado
Um Sistema de Cabeamento Estruturado consiste em um conjunto de cabos e produtos de conectividade que agrega serviços como voz, dados e vídeos e/ ou para a segurança de um determinado edifício como sistema de alarme emonitoramento.
O sistema de cabeamento estruturado foi criado com a perspectiva de padronizar a comunicação empresarial em edifícios comerciais independente dos serviços e tecnologias utilizadas.
No inicio dos anos 80, a rede de telefonia sofreu por uma ampla reforma, na qual passou para o cliente a responsabilidade com a infraestrutura das redes internas, o que ocasionou o surgimento de soluçõesimediatas, mas incapazes de suprir as necessidades internas das empresas. Isso impulsionou empresas como a AT&T. IBM. Northern Telecom, Digital Equipment e HP a projetarem suas próprias especificações para sistemas de cabeamento chamados Premises Distribuition Systems-PDS.
Os PDS continham componentes dos sistemas de cabeamento, que abrangiam desde o tipo de cabos até os sistemas de armários. Asespecificações da AT&T e da IBM tiveram maior impacto na indústria de redes de computadores.
• Vantagens
Além de transmitir qualquer serviço de comunicação através de um único cabeamento universal, também suporta altas taxas de transmissão com rápidas mudança de layout e aplicações sem interromper os serviços dos usuários.
Apresenta interface de conexão padronizada, capaz de conectar-se aqualquer sistema, independente de produtos ou fabricantes.
Possui ainda diversidade de fornecedores e fabricantes o que possibilitas produtos com qualidade e preços variados.
Sistemas de cabeamento estruturados são projetados para durar aproximadamente dez anos, o que possibilita maior retorno de investimento.
Eles suportam qualquer tipo de serviço, como utilização de vídeo, voz e dados em ummesmo sistema de cabos, contudo necessitam de uma banda de trabalho mínima de 100MHz.
Esse sistema apresenta documentação e projeto específico, o que propicia uma maior facilidade na manutenção.
Alguns problemas para utilização de cabeamento estruturado
Utilização de sistemas de cabeamento estruturado nem sempre é fácil. Os projetistas de cabeamento tem encontrado, muitas vezes, prédios que...
tracking img