Cabanagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Onde tudo começou:
O Período Regencial.

O Período liberal:
A aristocracia rural brasileira, principal aliada de D.Pedro I no “grito do Ipiranga”, havia sido surpreendida pelo seu absolutismo, tendo que lhe fazer oposição. Somente em 1831, os latifundiários conseguem colher o fruto de suas lutas políticas, iniciadas no século anterior, trazendo o governo às mãos de um brasileiro.
Logo após aabdicação, formou-se uma REGÊNCIA TRINA PROVISÓRIA, que expulsou os estrangeiros do exército, anistiou os presos políticos e reintegrou o extinto “ministério dos brasileiros”. Com o retorno do funcionamento da Assembléia Geral, inicializa-se uma REGÊNCIA TRINA PERMANENTE, que deveria governar até a maioridade do príncipe herdeiro.
Assim, os fazendeiros constroem um agrupamento político chamadoPartido Liberal Moderado, conhecido como “chimangos”, bastante conservador. Não pensavam em abolir a escravidão, nem em proclamar a República; o liberalismo estava presente apenas na tendência à descentralização política. Apoiavam a monarquia constitucional e o voto censitário, sendo ligados ao forte ministro da Justiça Padre Diogo Antonio Feijó.
Profissionais liberais, comerciantes, partidáriosda industrialização e boa parte da maçonaria organizam-se no Partido Liberal Exaltado (também chamado de “grupo farroupilha” ou “jurujubas”), com propostas como a República e a abolição da escravidão.
O Partido Restaurador (ou “grupo caramuru”), composto por comerciantes de origem portuguesa e burocratas, defendia a volta do ex-imperador ao poder.
Contra esse último grupo, chimangos efarroupilhas unem-se num forte conchavo político, impedindo que os caramurus interferissem nas decisões políticas mais importantes.
Ainda em 1831, a Constituição de 1824 começa a ser alterada, procurando proteger os proprietários rurais de futuras ações absolutistas. O primeiro ato descentralizador foi a criação da Guerra Nacional, organismo paramilitar financiado e dirigido pelos grandes fazendeiros.
ACâmara dos Deputados realiza, em 12 de agosto de 1834, substanciais alterações constitucionais, promulgando o ATO ADICIONAL que, entre outras coisas, Cris Assembléia Provinciais, impede a transferência de juízes por decisão pessoal do governante e extingue o Conselho do Estado. O futuro imperador, com isso, teria que compartilhar decisões políticas com a Câmara de Deputados.
O Ato Adicional trouxeuma outra inovação: a regência deixava de ser trina para ser exercida por um único regente, escolhido em eleições censitárias a cada quatro anos. O voto censitário impedia que a maioria das pessoas participasse das eleições. Além disso, em 1835, aproximadamente 50% da população brasileira era constituída de escravos, que não tinham qualquer direito.

O Período Conservador:
Com a morte de D.Pedro I, em setembro de 1834, o Brasil passa por um rearranjo político: a corrente restauradora perde o sentido e se dissolve; os aristocratas rurais desmantelam o Partido Liberal Exaltado por meio de perseguições, prisões e assassinatos.
Com a hegemonia política, o Partido Liberal Moderado divide-se em dois grupos que dominariam a cena política brasileira por mais de 50 anos: o Partido Regressista(mais tarde conhecido como Partido Conservador) e o Partido Progressista (que se transformou no Partido Liberal). Ambos eram formados por uma aristocracia agrária monarquista e escravocrata, que se revezava no poder sem que isso significasse qualquer mudança importante nas determinações governamentais. O intelectual Oliveira Viana, não sem razão, chegou a afirmar que não havia “nada mais liberalque um conservador na oposição, e nada mais conservador que um liberal poder”.

A Regência uma:
O primeiro dos regentes eleitos por determinação do Ato Adicional foi o Padre Feijó. Essa vitória representou a supremacia momentânea dos progressistas. Contudo, Feijó e seus correligionários foram responsabilizados por uma série de revoltas que eclodiram nesse período, fazendo com que a Assembléia...
tracking img