Cabanagem, sabinada e farropilha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CABANAGEM

A Cabanagem foi uma revolta que aconteceu entre negros e índios durante o período de 1835 a 1840, onde se rebelaram contra as elites políticas e assim tomaram o poder do Pará.

Após a Independência do Brasil, a Província do Grão-Pará, se uniram numa luta para garantir que a mesma não se tornasse de volta uma colônia portuguesa. Foi uma luta que durou muito e durante nela sedestacaram algumas pessoas, como: João Batista Gonçalves Campos irmãos Vinagre e do fazendeiro Félix Clemente Malcher. Com fim da luta pela independência da província, foi instalado um novo poder, sendo que os lideres locais foram retirados do mesmo.

Em julho de 1831 houve uma rébelião na guarnição militar de Belém do Pará, onde Batista Campos foi preso como uma das lideranças implicadas.A indignaçãodo povo foi crescendo e em 1833 já se falava em criar uma federação. O presidente da província, Bernardo Lobo de Sousa, desencadeou uma política repressora, na tentativa de conter os inconformados.

Em 1834 houve um grande aumento de manisfestaçao da populaçao, onde então o governo començou a reagia, predendo os lideres da mesma, mas eles acabaram se refugiando na casa na fazendo do FelixClemente malcher, visando o planejamento da resistência armada.

Em 6 janeiro de 1835, os rebeldes começaram atacar o governos, matando o prsidente da Provincia ( Lobo de Souza) e Comandantes das Armas, conseguindo bastante material bélico. Mas o governos dos cabanos não durou muito tempo no poder, pois o lider escolhido tinha menos interrese com os revoltosos, sendo deposto no dia 19 de fevereirode 1835.

O Francisco Vinagre, Eduardo Angelim e os cobanos queriam s esepara. Essa separaçao ocorreu quando Francisco mandou prender o Angelim, onde os dois entaram em conflito saindo vitorioso o Francisco.

Com isso ele ficou no poder, ao qual nao foi fiel com os cabanos. Sendo que queria ate mesmo entrega o poder ao governo imperial, mas nao foi possivel pois seu irmao se inteferiu.

Oscabanos devido a uma fragelização acabou sendo derrotado tendo que se retirer para interior e mais tarde ( 14 de agosto), houve uma reorganizar entre eles, que pode entao derrotar e assumir a capital depois de uma batalha de 9 dias.

Com Eduardo na presidencia, a elite ficou com medo. Com as vitorias de Eduardo, o imperio reagiu e nomeando em março de 1836, o brigadeiro Francisco Jose de SouzaSoares de Andréa como novo presidente de Grao- Pará. Com o brigadeiro no poder fez um exercito poderoso que bombardeou a cidade sem nenhuma piedade. Enquanto os cabanos insurgentes escapavam pelos igarapés em pequenas canoas, enquanto Eduardo Angelim e alguns líderes negociavam a fuga.

O brigadeiro d'Andrea, entretanto, julgando que Angelim, mesmo foragido, seria uma ameaça, determinou que seushomens fossem capturálo. Em outubro de 1836 ao lado de sua mulher, Angelim foi capturado, tornado prisioneiro na fortaleza da Barra, até seguir para o Rio de Janeiro.
A cabanagem, porém, não acabou com a prisão de Eduardo Angelim. Os cabanos lutaram até 1840 (internados na selva), até serem literalmente exterminados: nações indígenas foram chacinadas: os murá e os mauê praticamente desapareceram.Calcula-se que de 30 a 40% de uma população estimada de 100 mil habitantes morreu. Em homenagem ao movimento Cabano um monumento foi erguido pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, na entrada da cidade de Belém : o Memorial da Cabanagem.

SABINADA

A Sabinada foi uma revolta autonomista que ocorreu entre 6 de Setembro de 1837 e 16 de Março de 1838, na então Província da Bahia.
No ano de 1837,houve um movimento de rebelde, liderado pelo Francisco Sabino Veira, que ia contra o recrutamento militar imposto pelo Goveno Imperial. Após isso Sabino e outro que apoiavam proclamaram a república Bahiana na madrugada do dia 7 de novembro no mesmo ano. Sendo que esta só duraria ate Pedro de Alcantra, atingisse maioridade, enquanto isso eles romperiam com governo Imperial e retirando tambem o...
tracking img