Supercomputadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Sergio Augusto Amaral
Matricula: B0043-2
1º Semestre

Supercomputador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória.Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química, medicina. Supercomputadores são usados para cálculos muitocomplexos e tarefas intensivas, como problemas envolvendo física quântica, mecânica, meteorologia, pesquisas de clima, modelagem molecular (computação nas estruturas e propriedades de compostos químicos, macromoléculas biológicas, polímeros e cristais) e simulações físicas, como simulação de aviões em túneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares e investigação sobre a fusão nuclear.
Osprimeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray.Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos (1965-1990).
Na década de 70 a Universidade de Illinois montou em conjunto com a Burroughs Corporation o ILLIAC IV, um supercomputador que ficou famoso pelas dimensões.
A ficção científica abordou o temanum romance chamado "Colossus".
Hoje os supercomputadores são fabricados por empresas como NEC, SUN, IBM, HP, Apple, e etc. A lista atualizada dos 500 sistemas computacionais mais poderosos conhecidos pode ser obtida em top500.org.

As principais características dos supercomputadores são:
• Velocidade de processamento: trilhões de operações de ponto flutuante por segundo (TFlops). Conformea lista Top500 de jun/2010, percebe-se que as empresas fabricantes de (super)computadores tendem a chamar seus próprios produtos de supercomputador (supercomputer) aqueles com processamento superior a 80 TFlops (68º posição até a 1º), e de servidor (server) aqueles com processamento entre 25 e 80 TFlops (500º posição até a 67º);
• Tamanho: requerem instalações e sistemas de refrigeraçãoespeciais;
• Dificuldade de uso: escolhido por especialistas;
• Clientes usuais: grandes centros de pesquisa;
• Penetração social: praticamente zero;
• Impacto social: muito importante no espaço da investigação, a partir do momento em que fornece cálculos em alta velocidade, permitindo, por exemplo, analisar a ordem do genoma, o número pi, números complexos, o desenvolvimento de cálculos paraproblemas físicos que requerem uma baixíssima margem de erro, etc.
• Parques instalados: menos de mil em qualquer lugar no mundo;
• Custo: atualmente (2010) até centenas de milhões de dólares cada (~ US$ 225MM o Cray XT5);

Tipos de supercomputadores
Processadores vetoriais paralelos (PVP)
Sistemas compostos de poucos processadores poderosos. A interconexão é feita, em geral, por uma matrizde chaveamento (crossbar) de alta vazão. A memória é compartilhada, e os sistemas podem ser classificados como multiprocessadores UMA. Normalmente não utilizam memória cache, usando para essa função um grande número de registradores vetoriais e um buffer de instrução. Exemplos: Cray C-90 (máximo de 16 processadores), Cray T-90 (máximo de 32 processadores), Fujitsu VPP 700 (máximo de 256processadores). O NEC Sx-6 também é um PVP, e o Earth Simulator, que é um NEC Sx-6, é o número 1 na lista das 500 máquinas mais poderosas do mundo, possuindo 5120 processadores.
Multiprocessadores simétricos (SMP)
Os Symmetric Multiprocessors são sistemas constituídos de processadores comerciais conectados a uma memória compartilhada, podendo também ser classificados como multiprocessadores UMA.Utilizam-se amplamente de memória cache e todos os processadores têm igual acesso ao barramento e à memória compartilhada. São mais fáceis de programar que máquinas que se comunicam por troca de mensagens, já que a forma de programação se aproxima daquela feita em sistemas convencionais, mas tem como desvantagem o uso de um barramento de interconexão (permitindo apenas uma transação por vez). Esta...
tracking img