Literatura artistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
01 - (EFEI SP)
Com a perda da autonomia política de Portugal em prol da Espanha (União Ibérica), a partir de 1580, ocorre uma mudança significativa na administração da colônia Brasil.

Caracterize essa mudança na forma administrativa da colônia, e que perdurou até 1642.

02 - (PUC RJ)
O trabalho escravo indígena e do negro africano desempenhou papel fundamental na colonização daAmérica Portuguesa.

a) Considerando-se que, nos primórdios da colonização, o recurso à escravização dos "negros da terra" - isto é, dos indígenas _ foi uma prática recorrente inclusive nas áreas de plantio da cana-de-açúcar, cite 1 (uma) razão que tenha contribuído para a progressiva substituição dos escravos indígenas por escravos de origem africana nessa áreas.
b) Caracterize 1 (uma)repercussão econômica, social ou demográfica do fim do tráfico negreiro intercontinental para a sociedade brasileira em meados do século XIX.

03 - (UNICAMP SP)
Durante o período colonial, o fisco metropolitano no Brasil atingiu todas as atividades econômicas e recorreu às mais variadas formas de arrecadação. Dentre os meios utilizados destacaram-se aqueles praticados nas áreas de mineração porqueforam os mais expressivos e escorchantes. Caracterize os sistemas utilizados pela coroa portuguesa para arrecadar o Quinto Real na região de Minas.

04 - (UNICAMP SP)
No século XVII, o Rio de Janeiro era um dos principais pólos econômicos do Império Ultramarino Português. Na segunda metade do século, a região era grande produtora e exportadora de açúcar e consumidora de escravos, sendo queseus comerciantes atuavam intensamente no tráfico negreiro com a África e no acesso à prata das zonas espanholas na América, através do rio da Prata. A despeito de tudo, seus moradores viviam oprimidos com as pesadas taxações que eram obrigados a pagar para a manutenção das tropas de defesa.
(Adaptado de Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, O Império em apuros: notas para o estudo das alteraçõesultramarinas e das práticas políticas no Império

Colonial Português. Séculos XVII e XVIII, em Júnia Ferreira Furtado (org.), Diálogos Oceânicos. Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português. Belo Horizonte/São Paulo: UFMG/Humanitas, 2001, p. 207).
a) Identifique os principais pólos que demarcam a extensão territorial do Império Ultramarino Português noséculo XVII.
b) Quais atividades desenvolvidas na América Portuguesa sustentaram sua importância econômica durante o século XVII?
c) Explique de que maneira o fisco era um problema na América Portuguesa.

05 - (FUVEST SP)
“Quem chegou a ter título de senhor, parece que em todos quer dependência de servos. E isto principalmente se vê em alguns senhores que têm lavradores em terras do engenho,ou de cana obrigada a moer, tratando-os com altivez e arrogância”.
João Antônio Andreoni (Antonil), cultura e opulência do Brasil

Face a esta afirmativa:
a) Caracterize os lavradores de cana, como um grupo distinto dos senhores de engenho.
b) Discorra sobre as razões do comportamento dos senhores de engenho, descrito por Antonil.

06 - (UNESP SP)
“E se a lição foi aprendida
a vitórianão será vã.
Neste Brasil holandês,
Tem lugar para o português
e para o Banco de Amsterdam.”
(Chico Buarque e Rui Guerra. Calabar, 1973)

Baseando-se nos versos da peça de teatro Calabar, responda.)
a) O que era o “Brasil holandês”?
b) Por que os autores afirmam que no Brasil havia lugar “para o português e para o Banco de Amsterdam”?

07 - (EFOA MG)
Entre o final do século XVIII e oinício do século XIX o Rio de Janeiro tornou-se um dos principais portos mercantis do hemisfério sul, integrando uma ampla rede de negócios que incluía o interior da Colônia, Lisboa, Londres, Buenos Aires, Luanda, Goa e vários outros portos. A cidade funcionava como um núcleo importador e distribuidor de escravos, exportador de produtos agrícolas, importador de gêneros manufaturados, centro...
tracking img