Caatinga .

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características da caatinga:
- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;
- presença de cactos e bromélias;
- os arbustos costumam perder,quase que totalmente, as folhas em épocas de seca
Exemplos de animais que vivem na caatinga:
- Veado-catingueiro
- Preá
- Gambá
- Sapo-cururu
- Cutia
- Tatu-peba
-Ararinha-azul
Exemplos de vegetação da caatinga:
- Arbustos: aroeira, angico e juazeiro
- Bromélias: caroá
- Cactos: mandacaru, xique-xique e xique-xique do sertão

*A caatingaconstitui uma paisagem bastante peculiar, uma vez que mesmo em região semi-árida, ainda apresenta uma fauna e uma flora bastante diversificadas com alto grau de endemismo.
*Afauna apresenta cerca de 47 espécies de lagartos, sendo 7 de anfibenídeos: espécies de lagartos sem pés. 45 espécies de serpentes, 4 de quelônios (família das tartarugas) e 44espécies de anuros (sapos e rãs).
*O clima na região da caatinga é bastante árido e com precipitação anual em torno de 300 a 800 mm. Na região da caatinga vivem cerca de 20 milhõesde brasileiros que convivem com os longos períodos de estiagem e a irregularidade climática
*Presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe,Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais, é também a região que apresenta as localidades com menor concentração de renda do país, o que de certa forma,contribui para a degradação ambiental, à medida que praticamente não há planejamento ou fiscalização ambiental.
*possui uma área de aproximadamente de 800.000 km²,
* A caatinga éo único bioma exclusivamente brasileiro, mas, devido aos índices de umidade, temperatura, distribuição de chuvas e outros impostos baixos, essa biodiversidade é pequena
tracking img