Albert einstein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Albert Einstein

Albert Einstein, o mais célebre cientista do século 20, foi o físico que propôs a teoria da relatividade. Ganhou o Prêmio Nobel de física de 1921.
Einstein nasceu na Alemanha, na cidadezinha de Ulm, em 14 de março de 1879. Sua infância, porém, seria passada em Munique, para onde seu pai, Hermann Einstein, transferira sua loja de artigos elétricos. Ali Albert realizou seusprimeiros estudos. Aos cinco anos, presenteado com uma bússola, Einstein sentira a excitação da descoberta, maravilhando-se com o instrumento. E Albert não parou mais de se maravilhar. Seu tio Jacob, competente engenheiro, despertou-lhe o interesse pela Matemática. Daí para a escolha de um caminho independente foi apenas um passo e, antes de completar quinze anos, Einstein já se decidira - estudaria,sim, mas fora do horário das aulas, e o que lhe interessasse.
Em 1894, mudou-se com a família para Milão. Aos dezessete anos, consegue a tão sonhada vaga numa escola técnica, o Instituto Politécnico de Zurique, ETH, na Suíça alemã, formando-se em 1900. Após estar formado, poderia ser professor de ciências naturais, quem sabe até um pesquisador. Aí conheceu uma estudante húngara, MilenaMaritsch, sua primeira mulher, com a qual teria dois filhos. Em 1902 obteve um emprego na Repartição de Patentes de Berna. Sua insegurança financeira terminava, abriam-se novas perspectivas.
Com o pouco trabalho e a atmosfera razoavelmente serena da repartição, Einstein pôde produzir a maior parte da obra científica que o imortalizaria: três trabalhos publicados em 1905. O primeiro versava sobre o efeitofotoelétrico e valeu-lhe o Prêmio Nobel de Física em 1921. O segundo, sobre o movimento browniano, não só provou de maneira irrefutável a teoria cinética do calor, como forneceu a melhor prova "direta" da existência das moléculas. No seu terceiro trabalho de 1905, intitulado Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento, eram lançadas as bases da Teoria da Relatividade Restrita, que abririanovos caminhos para o desenvolvimento teórico da Física. Ao elaborar a teoria da relatividade e a explicação do efeito fotoelétrico, os olhos da comunidade científica passaram a focar um único indivíduo: Albert Einstein, que na maturidade dos seus vinte e seis anos consegue explicar fenômenos incompreensíveis para a época, com teorias coerentes e extremamente racionais.
Entre 1909 e 1913 Einsteinlecionou em Berna, Zurique e Praga. Voltou à Alemanha em 1914, pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial. Aceitou um cargo de pesquisa na Academia Prussiana de Ciências junto com uma cadeira na Universidade de Berlim. Também assumiu a direção do Instituto Wilhelm de Física em Berlim. Em novembro de 1915, Einstein fez uma série de conferências e apresentou sua teoria da relatividade geral. Noano seguinte o cientista publicou "Fundamento Geral da Teoria da Relatividade". Naquele ano tornou-se conhecido em todo o mundo, depois que sua teoria foi comprovada em experiência realizada durante um eclipse solar. Einstein ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1921 e foi indicado para integrar a Organização de Cooperação Intelectual da Liga das Nações. Também devemos a Albert Einstein uma outraconhecida conseqüência da Teoria da Relatividade, que afirma que a massa é uma fonte de energia e, que se um corpo de massa m se aproximar ou superar a velocidade da luz c (o que é teoricamente impossível segundo o próprio Einstein) toda a sua massa iria se transformar em energia E, que será igual ao produto de sua massa m multiplicado pelo quadrado da velocidade da luz c, somado com a sua energiacinética K adquirida. Daí a famosa equação E = mc². Esta equação enuncia a energia constante que esse corpo possui, pois sua energia total será igual à E = mc² + K.
Em 1933, Hitler chegou ao poder na Alemanha e o cientista foi aconselhado por amigos a deixar o país. A 7 de outubro de 1933, Einstein partiu para os Estados Unidos, onde passou a integrar o Instituto de Estudos Avançados da...
tracking img