Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oficina 5_Gabarito e Comentários das questões

1-(UNIVERSA/2012) "Um estudo do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento concluiu que apenas 30% da população do Leste Europeu afirma que vive melhor hoje que no período comunista. Só 15% da população acha que hoje a corrupção é menor. Mas o apoio à democracia e à economia de mercado é incontestável." O Estado de São Paulo, 6/4/2009.

Umdos fatores responsáveis pelo descontentamento e frustração de boa parte da população do Leste Europeu está relacionado:
a) Ao fim do controle e planejamento estatal da economia.
b) À insegurança gerada pelo fim do poderio militar da ex-URSS.
c) À incapacidade de distribuição mais equitativa da riqueza dentro do capitalismo.
d) À política agressiva de expansão da OTAN em direção ao lesteeuropeu.
e) À entrada de inúmeros imigrantes provenientes da Ásia e África nos países do antigo bloco socialista.
Parte inferior do formulário
Comentário:A partir da transição do socialismo para o capitalismo, as desigualdades sociais aumentaram significativamente nos países do leste europeu. Aqueles que não conseguiram se inserir no grupo dos novos ricos comparam sua situação atual com a época dosocialismo, quando o consumo era restrito mas predominava a igualdade de posse e acesso aos bens materiais.

2-(UNIVERSA/2012) "Eleitores irlandeses negam em referendo a ratificação do Tratado de Lisboa e colocam o bloco europeu em novo compasso de espera."(Atualidades Vestibular 2010)

O texto diz respeito à atual etapa de integração da União Europeia enquanto bloco econômico. Essa etapa dizrespeito à tentativa de se implantar:
a) A moeda única
b) Uma união aduaneira entre todos os membros
c) Uma única constituição que permitirá uma futura união política
d) Um mercado comum
e) Uma área de comércio totalmente desregulamentado
Comentário: a implantação de uma constituição única é o próximo passo da União Europeia dentro do projeto de unificação política em curso.3-(UNIVERSA/2012) O principal fator que levou os irlandeses a votarem contra o Tratado de Lisboa, que também foi rejeitado em 2005 por França e Holanda, foi:
a) A negativa das autoridades europeias de aprovarem mais rígidas contra a imigração.
b) A insatisfação com a falta de investimentos nas regiões mais pobres do bloco.
c) O desejo de normas comerciais mais restritivas como forma de proteger as economiasmais frágeis do bloco.
d) O medo de perderem a sua identidade nacional em função do aprofundamento do processo de integração.
e) O seu descontentamento com a entrada de países do antigo bloco socialista para o bloco econômico.

Comentário: Existe um receio em algumas nações do noroeste europeu de que a união política acabe decretando sua total perda de autonomia e identidade nacionais. Dessaforma, alguns grupos nacionais relutam em aderir à aprovação da nova constituição

O Tratado de Lisboa (inicialmente conhecido como o Tratado Reformador) é um tratado que foi assinado pelos Estados-membros da União Europeia (UE) em 13 de dezembro de 2007, e que reformou o funcionamento da União em 1 de dezembro de 2009, quando entrou em vigor. Ele emenda o Tratado da União Europeia (TUE,Maastricht; 1992) e o Tratado que estabelece a Comunidade Europeia (TCE, Roma; 1957). Neste processo, o TCE foi renomeado para Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE).
Importantes mudanças incluíram o aumento de decisões por votação por maioria qualificada no Conselho da União Europeia, o aumento do Parlamento Europeu, no processo legislativo através da extensão da co-decisão com oConselho da União Europeia, a eliminação dos Três Pilares e a criação de um Presidente do Conselho Europeu, com um mandato mais longo, e um Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, apresentando uma posição unida sobre as políticas da UE. O Tratado também fez com que a Carta da União em matéria de direitos humanos, a Carta dos Direitos Fundamentais, se...
tracking img