Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Japão constitui um arquipélago formado por cerca de 3400 ilhas. As quatro principais - Hokkaido, Honshu, Kyushu e Shikoku – correspondem a mais de 90% do território do país.
Com populaçãoestimada em 128 milhões de habitantes, o Japão é o sétimo país mais populoso do mundo.
Cerca de 80% do território Japonês é constituído por planaltos, montanhas e terrenos com grande declividade. Asáreas de planície somam apenas 16% do território, e é justamente nelas que se concentra a maior parte da população. O país está na região denominada circulo do fogo, o que explica a existência de 180vulcões, sendo 59 deles ativos.
O clima do Japão é condicionado principalmente pelas dinâmicas das correntes marinhas e das massas de ar.
O país localiza-se na zona temperada, entre 30 e 45 delatitude norte, estando por isso submetido á alternância entre os sistemas tropicais e os polares. As estações do ano são bem definidas.
Ao norte do país descola-se a corrente marítima de Oya Shivo e aosul,a de Kuro Shivo. Essas duas correntes influênciam no clima acentuando as temperaturas mais baixas nas ilhas do norte e as mais elevadas nas ilhas do sul. Além disso, durante o inverno o territóriojaponês sofre a interferência das monções continentais.
Para garantir a preservação das áreas florestadas, o governo Japonês mantém cerca de 40 parques nacionais com regras extremamente rígidas deconservação.
No século XIX, com a expansão ocidental na região do Pacífico, o país passou a ser alvo do interesse das naus estadunidense no Pacífico e, por último, abertura comercial.Primeiramente, o jovem Meiji decretou o fim dos Xogunatos. Depois em 11 de fevereiro de 1889, promulgou a primeira constituição formal adotado fora do mundo ocidental, estabelecendo a criação de um parlamento ea garantia de poder divino ao imperador. Com isso restaurou-se o forte caráter nacionalização do Japão.
Com a unificação e o nacionalismo, houve também aprimoramento das instituições, o que...
tracking img