Livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curriculum Vitae do autor da resenha de 3 ou 4 linhas;
Marlúbia Corrêa de Paula (PAULA, Marlúbia Corrêa de - Nome em citações bibliográficas), Graduada em Matemática Licenciatura Plena pela FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) Pós-Graduada pela FACEL em Pedagogia Gestora/Supervisão Escolar Graduanda em EAD pela FATEC/SENAC/RS Graduanda pela UPF (Universidade de Passo Fundo) emMatemática Aplicada. AtualmenteProfessora/Tutora na área de Ciências da Natureza-Matemática e suas Tecnologias pelo SESI/RS.

Resenha do Capítulo I: Capacidade de Organizar e dirigir situações de aprendizagem
Resumo da resenha: Perrenoud faz colocações neste capítulo a respeito da existência da Competência para organizar e dirigir situações de aprendizagem. Eleexplica que tal competência deveriafazer parte do ofício de professor, no entanto não é o que de fato ocorre.
Perrenoud introduz este capítulo chamando atenção para a capacidade de organizar e de dirigir situações de aprendizagem. Porém, neste momento, o autor, questiona se ela não estaria no próprio cerne do ofício de professor. Muito sabiamente, surge a questão sobre este fato, pois bem sabemos que o atributo de organizarsituações de aprendizagem não faz parte do perfil dos professores de forma geral. Coloca o autor que tudo depende evidentemente do que se esconde sob as palavras, pois o ofício de professor foi por muito tempo assimilado à aula magistral seguida de exercícios. Convém observarmos que o termo foi por muito tempo, não se aplica, ficando de maior coerência a utilização da expressão, a aula é magistral. Seentendermos que a figura de Magister lembra a figura de discípulo, que "bebe suas palavras".O autor coloca a idéia de que o aluno aprende posteriormente as atitudes do professor, consequentemente o professor mais tradicional podepretender organizar e dirigirtais situações.
Lembra bem o autor o fato de que a própria idéia de situação de aprendizagem não apresenta nenhum interesse para aqueles quepensam que se vai à escola para aprender e que todas as situações servem supostamente a este desígnio. Neste momento faz importante ressalva: Insistir nas "situações de aprendizagem"nada acrescenta à visão clássica do oficio de Professor.Essa insistência ressalta Perrenoud pode até mesmo parecer pedante, como se insistíssemos em dizer que "um médico" concebe e dirige situações terapêuticas"mais doque simplesmente reconhecer que trata seus pacientes, assim como o mestre instrui seus alunos.Com exceção daqueles que estão familiarizados com as Pedagogias ativas e com os trabalhos em didática das disciplinas. O exemplo usado é o do ensino universitário de 1° ciclo, tal como ainda dispensado na maioria dos países.A aula é dada em um anfiteatro, diante de centenas de rostos anônimos.Compreenda eaprende quem puder! Ressalta o autor.
Neste caso, verificamos que o professor crê no fato de que seus alunos aprendem pela escuta da palestra e pela atitude de anotar. Lembra o texto, cada um vivencia a aula em função de seu humor e de sua disponibilidade, do que ouve e compreende, conforme seus recursos intelectuais, sua capacidade de concentração, o que o interessa, faz sentido para ele,relaciona com outros saberes ou com realidades que lhe são familiares ou que consegue imaginar. Se o professor possuir a capacidade de análise poderá concluir que seu formato e aula não produz eficácia,assim coloca este tópico.Ver-se como conceptor e dirigente de situações de aprendizagem não deixa de ter riscos:Isso pode levar ao questionamento e sua pertinência e eficácia.
Lembra ainda que o SistemaEducativo constitui-se de cima para baixo, por isso, que as mesmas constatações valem, até certo ponto, para o Ensino Superior, Médio e Fundamental em menor medida. Lembra também que quando os alunos são crianças ou adolescentes, eles são menos numerosos e o ensino é mais interativo, há maior possibilidade de experiências e exercícios realizados por eles e não diante deles. Porém enquanto...
tracking img