Bursite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
i 1 INTRODUÇÃO

O quadril possui uma das principais funções no corpo humano: a sustentação do peso corporal e responsabilidade pela locomoção. Assim como a articulação do ombro o quadril é considerado uma articulação esferoidal (tipo bola e encaixe), onde a bola é a cabeça do fêmur, que forma cerca de dois terço de uma esfera, e, o encaixe é o acetábulo côncavo que forma um ângulo obliquo emdireção anterior, lateral e inferior. O acetábulo proporciona um encaixe muito mais profundo que a fossa glenóidea da articulação do ombro tornando dessa forma a estrutura óssea do quadril muito mais estável ou menos propensa a luxações (CARVALHO, 2008).
Todas as articulações do corpo estão sujeitas a diversas patologias, com a articulação do quadril não seria diferente. Embora essa articulaçãoseja mais estável, devido a sua sobrecarga poderá sujeitar-se a patologias de origem traumática ou reumática. Numerosas são as patologias reumáticas que afetam o quadril e muitas vezes elas surgem muito precocemente desde a fase infanto-juvenil, sendo a terceira idade a população que mais sofre problemas relacionados a articulações (CARVALHO, 2008).
A bursite é uma das patologias que acometem aarticulação do quadril, estando mais suscetíveis mulheres acima de 40 anos de idade com fator predisponível o sobre peso e a obesidade. A bursite vem ser definida como um processo inflamatório da bolsa, levando a degeneração e possivelmente a ruptura da mesma acarretando em uma comunicação direta com a articulação ocasionando fortes dores, o que indiscutivelmente torna a intervenção fisioterapêuticaassociado a tratamento medicamentoso um a aliado importante para que esse paciente possa voltar a ter uma vida mais tranquila e consiga realizar suas atividades diárias sem muito desconforto (GOLDING, 1996).

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1Anatomia e biomecânica do Quadril

O quadril é uma articulação muito complexa que permite maior mobilidade, comparada com o papel que desempenha naestabilidade (KONIN, 2006).
Vários ligamentos estão envolvidos na estabilidade do quadril. O ligamento iliofemoral, também conhecido como ligamento ‘’Y’’, é um feixe resistente. O ligamento iliofemoral fixa-se à espinha ilíaca ântero-inferior e à margem do acetábulo e se estende até a linha intertrocantérica de fêmur. Esse ligamento ajuda a evitar a hiperextensão do quadril. (HALL, 2000).
O ligamentopubofemoral surge da porção inferior do acetábulo e da eminência iliopúbica e se funde com a parte medial do ligamento iliofemoral. Com base nesta localização, o ligamento pubofemoral fortalece as porções anterior e inferior da cápsula articular do quadril. Além disso, o ligamento pubofemoral é tensionado durante a extensão e a abdução do quadril. (KONIN, 2006).
O ligamento isquiofemoral surge daporção isquiática da borda do acetábulo e se “enrola’’ em direção súpero-lateral até o colo do fêmur, medial à base do trocanter maior”. Esse ligamento fortalece a cápsula articular posterior do quadril. Seu desenho biomecânico tende a “aparafusar a cabeça do fêmur medialmente dentro do acetábulo durante a extensão do fêmur”. Isso impõe resistência a hiperextensão do fêmur no acetábulo.(KONIN,2006).
A anatomia funcional do quadril inclui múltiplas bolsas sinoviais. A finalidade destas bolsas é diminuir o atrito entre diferentes locais. Duas bolsas frequentemente lesionadas ou inflamadas são as bolsas troncantérica e a bolsa do iliopsoas. A bolsa troncantérica recobre o trocanter maior do fêmur e serve de origem ao tensor da fáscia lata. A bolsa iliopsoas está localizada entre a cápsulaarticular e o músculo iliopsoas na face anterior da articulação. (KONIN,2006).
O fêmur e o acetábulo articulam-se para formar a articulação do quadril, sendo essa articulação considerada sinovial ou esférica permitindo três graus de liberdade: flexão/extensão, abdução/adução e rotação externa e interna. (KONIN,2006).
Os músculos que cruzam o quadril contribuem para sua estabilidade. Dentre...
tracking img