Liga de titanio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Liga de titânio (fig. 1)

Figura 1

Propriedades físicas e químicas
As ligas de titânio apresentam baixa densidade (massa específica 4,5g/cm³), boa resistência mecânica à tração (entre200 e MPa), excelente resistência à corrosão e relativa abundância na natureza, geralmente sob forma de minerais oxidados. O ponto de fusão do titânio puro é 1724°C, muito superior aoalumínio que é 660°C. Sua condutividade térmica é baixa, corresponde a 12,5% da condutividade térmica do alumínio. Também apresentam baixo coeficiente de expansão térmica linear, 39% docoeficiente de expansão linear do alumínio.
As ligas de titânio são usadas para o refinamento de grãos das ligas de alumínio, por vezes em combinação com pequenas quantidades de boro, é muitas vezesempregue em concentrações superiores ao necessário para o refinamento de grão de modo a reduzir a tendência para a fissuração.
Para produzir lingotes vazados com grão fino, adicionam-segeralmente refinadores de grão ao metal líquido, antes de este ser vazado. No caso das ligas de alumínio, adicionam-se ao metal liquido, imediatamente antes da operação de vazamento, pequenasquantidades de elementos refinadores de grão, como por exemplo, o Titânio de modo a que, durante a solidificação, exista uma fina dispersão de locais de nucleação heterogênea.
As peçasvazadas sem adição de um refinador de grão apresentam grãos colunares de grandes dimensões enquanto que vazado com adição de um refinador de grão apresenta uma estrutura de grão fino e equiaxial.Fonte:
www.infomet.com.br/metais-e-ligas-conteúdos.php

1. Vazado em molde metálico com refino de titânio
2. Vazado em molde metálico – 30 cm mais alto em relação ao 1
3.Vazado em molde de areia – resfriamento uniforme
4. Vazado a 750°C em molde metálico
5. Vazado a 700°C em molde metálico – solidificação na parede foi orientado para o centro
tracking img