Burger king

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BURGER KING
Alguém poderia imaginar que o sanduíche BIG MAC tivesse um concorrente de peso? Que o cardápio fosse mais calórico? Que as propagandas fossem agressivas e ousadas? Que o McDonald’s tivesse um rival tão forte e poderoso quanto ele? Pois, esse rival se chama BURGER KING, que desde seu surgimento colocou pimenta na guerra dos hambúrgueres.
-
A história
O BURGER KING foi fundado porJames W. McLamore e David Edgerton, dois homens que tinham experiência no ramo de restaurantes e acreditavam no conceito simples de oferecer refeições rápidas a preços razoáveis, em 4 de dezembro de 1954 no subúrbio da ensolarada cidade de Miami na Flórida. O primeiro restaurante originalmente chamado Insta BURGER KING, estava localizado no endereço 3090 N.W. 36th Street, e vendia hambúrguer emilkshake por 18 centavos de dólar, oferecendo ainda dois tamanhos de refrigerantes. Três anos mais tarde, em 1957, foi lançado o famoso sanduíche WHOPPER custando apenas 37 centavos, e que se tornaria o carro-chefe da rede BURGER KING. Em 1961 os direitos de franquia nacional e internacional começaram a operar. Dois anos depois, a rede inaugurou seu primeiro restaurante internacional em Porto Rico.Pouco depois, em 1967, contando com uma rede de 275 restaurantes, o BURGER KING foi vendido para a Pillsbury Company.
-
-
No ano de 1975 ocorreu a inauguração de sua primeira loja na Europa, localizada na cidade de Madrid. Em 1983 a empresa resolveu investir nas faculdades, abrindo sua primeira loja no campus da Northeastern University em Boston. A década de 90 começou com o lançamento doprograma Burger King Kids Club, uma espécie de clube de relacionamento para crianças, que recebeu mais de um milhão de inscrições em seus primeiros dois meses. Em 1993 a rede inaugurou sua primeira franquia na Arábia Saudita e o milésimo restaurante, localizado em Sydney na Austrália. No ano seguinte foram inauguradas suas primeiras lojas em Israel, Omã, República Dominicana, El Salvador, Peru e NovaZelândia, contribuindo para a rede atingir 7.600 restaurantes em 56 países nos anos seguintes.
-

-
A rede anunciou, em 1998, uma grande reformulação em suas lojas, que ganharam ambientes mais modernos e aconchegantes, e no logotipo da marca, começando as mudanças pela cidade de Reno, estado de Nevada. Somente em 2004 a rede chegou ao Brasil. Adotando a mesma postura agressiva na mídia, como éutilizada nos Estados Unidos, a campanha de inauguração em solo brasileiro estreou fazendo comparações diretas ao rival McDonald’s nas propagandas. Os comerciais incluíam frases provocativas como “abaixo a ditadura” e a “concorrência está frita”, além de dizer que as três primeiras lojas na capital paulista ficavam ao lado ou na frente de uma unidade do McDonald’s.
-

-
Recentemente, em 2009,a marca anunciou o programa BURGER KING 20/20, que engloba, não somente uma nova decoração e design de suas lojas, como também torná-las mais sustentáveis. Dentre as novidades estão: utilização de paredes de tijolos, metal e concreto; lâmpadas LEDS nas áreas internas e externas, economizando assim 55% da energia; carregador para veículos elétricos; abastecimento através de energia eólica e solar;além da apresentação do cardápio em telas LCD e mais elementos gráficos e de sinalização. O projeto também inclui a experiência de adição de novos itens no cardápio como costelas com molho Barbecue, salmão grelhado e carnes. Além disso, as embalagens também sofreram reformulação: iniciando pela Europa, em 2010, a rede apresentou suas novas embalagens inspiradas no movimento Pop Art dos anos 50,com design baseado no estilo do artista Andy Warhol. A idéia do novo projeto é proporcionar uma experiência mais intimista e aumentar o engajamento dos consumidores com o local e a marca. A primeira unidade foi inaugurada no aeroporto Schiphol em Amsterdã. Até agora, mais de 75 restaurantes adotaram o design 20/20 em cidades como Miami, Cidade do México, Houston, Edimburgo, Xangai, Vancouver, Roma...
tracking img