Buracos negros podem ser portais para outros universos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Buracos negros podem ser portais para outros universos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/05/2007



[Imagem: NASA/Les Bossinas]

A ficção científica afirma isso há décadas. Mas agorapassa a ser "seguro" também para os cientistas aventurarem-se por esse paradigma: um cientista francês e um alemão publicaram um artigo que demonstra que os buracos negros podem ser portais paraoutros universos.


Buracos negros


Na visão científica atual, buracos negros são corpos dotados de uma gravidade tão grande que nada, nem mesmo a luz, consegue escapar deles. Isso, obviamente,torna impossível que se observe um buraco negro diretamente. Mas os cientistas conseguem detectá-los graças ao efeito que sua enorme força da gravidade exerce sobre toda a matéria que está ao seu redor.Mas Thibault Damour, dos Instituto de Altos Estudos Avançados da França e Sergey Solodukhin, da Universidade de Bremen, Alemanha, afirmam que os buracos negros podem ser "buracos de minhoca",verdadeiros portais que podem levar viajantes espaciais de um ponto a outro do universo ou até mesmo de um universo a outro.


Buracos de minhoca


Segundo os físicos, um buraco de minhoca é tãoparecido com um buraco negro que seria impossível distinguir um do outro. Ambos afetam a matéria à sua volta da mesma maneira, já que os dois distorcem o tecido do espaço-tempo ao seu redor da mesmaforma.


O que poderia distinguir os dois seria a radiação de Hawking, uma emissão de partículas e luz que somente se originaria nos buracos negros. Mas essa radiação, com seu espectro de energiacaracterístico, é tão fraca que seria completamente tragada por outros fontes de energia - até mesmo pela radiação de fundo, um "brilho" de microondas deixado por todo o espaço pelo Big Bang.


Outradiferença seria que o buraco de minhoca não possui horizonte de eventos, a fronteira além da qual nada consegue escapar de um buraco negro. Isto significa que algo poderia entrar no buraco de minhoca...
tracking img