Bullyng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletiva: Tópicos em educação, criminalidade violência e educação
Pedagogia
Fichamento
CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade- bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo:Editora Gente, 2008.

Períodos expressivos
“O fenômeno bullying não escolhe classe social ou econômica, escola pública e privada, ensino fundamental ou médio, área rural ou urbana. Está presente emgrupos de crianças e de jovens, em escolas de países e culturas diferentes.” (p.81)
“O bullying é um comportamento ofensivo, aviltante, humilhante, que desmoraliza de maneira repetida, com ataquesviolentos, cruéis e maliciosos, sejam físicos, sejam psicológicos.” (p.82)
“O bullying direto é mais comum entre agressores meninos. As atitudes mais frequentes identificadas nessa modalidade violenta sãoos xingamentos, tapas, empurrões, murros, chutes e apelidos ofensivos repetidos.” (p.82)
“O bullying indireto é a forma mais comum entre o sexo feminino e crianças menores. Caracteriza- se basicamentepor ações que levam a vitima ao isolamento social. As estratégias utilizadas são difamações, boatos cruéis, intrigas e fofocas, rumores degradantes sobre a vítima e familiares, entre outros.” (p.83)“A perversidade virtual é conhecida como cyberbullying e realiza-se por meio de mensagens de correio eletrônico, torpedos, blogs, fotoblogs, e sites de relacionamento, sempre anonimamente.”(p.83)“Os agressores, normalmente, são alunos populares, que precisam de platéia para agir. Reconhecidos como valentões, oprimem e ameaçam suas vitimas por motivos banais, apenas para impor autoridade. Sentem-se realizados e reconhecidos com o feito.” (p. 86)
“As vitimas ou alvos do bullying são personagens escolhidos, sem motivo evidente, para sofrer ameaças, humilhações, intimidações. O comportamento,os hábitos, a maneira de se vestir, a falta de habilidade em algum esporte, a deficiência física ou aparência fora do padrão de beleza imposto pelo grupo, o sotaque, a gagueira a raça podem ser...
tracking img