Bullyng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO MIGUEL BULLYNG: DESVIO DE COMPORTAMENTO OU AGRESSÃO DISFARÇADA?
ACADÊMICAS: ALEXSANDRA JANAÍNA NADJA PATRICIA NATHALIA CLARISSA PAULA ROBERTA RENATA Mª ALVES
ORIENTADORA: PROF. JACIRA

BULLYNG X VIOLÊNCIA ESCOLAR


NEM TODA VIOLÊNCIA ESCOLAR É BULLYNG MAIS TODO BULLYNG É UMA VIOLÊNCIA ESCOLAR

O termo violência escolar diz respeito a todos os comportamentos agressivos eantisociais, incluindo os conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, etc.

O professor levou um soco no olho e tapas nas costas. O aluno, de 24 anos, foi reprovado em quatro matérias. A agressão aconteceu na sala dos professores da escola.

DEFINIÇÃO


Bullying: palavra de origem inglesa que tem como raiz o termo bull, “é um termo utilizado para designar pessoa cruel,intimidadora e/ou agressiva”

ATO BULLYING


O ato bullying “ocorre quando um ou mais alunos passam a perseguir, intimidar, humilhar, chamar por apelidos cruéis, excluir, ridicularizar, demonstrar comportamento racista e preconceituoso ou, por fim, agredir fisicamente, de forma sistemática, e sem razão aparente, um outro aluno”

CLASSIFICAÇÃO
Bullying direto as vítimas são atacadasdiretamente, ou indireto, quando estão ausentes exemplos: os apelidos, agressões físicas, ameaças, roubos, ofensas verbais ou expressões e gestos que geram mal estar aos alvos.


BULLYING INDIRETO


Bullying indireto compreende atitudes de indiferença, isolamento, difamação e negação aos desejos.

CYBERBULLYNG
Uma nova forma de bullying tem sido observada com uma freqüência cada vez maiorno mundo trata-se do uso da tecnologia da informação e comunicação (e-mails, telefones celulares, mensagens por pagers ou celulares, fotos digitais, sites pessoais difamatórios, ações difamatórias online) como recurso para a adoção de comportamentos deliberados, repetidos e hostis, de um indivíduo ou grupo, que pretende causar danos a outro(s).

ALVOS DO BULLYNG


Considera-se alvo o alunoexposto, de forma repetida e durante algum tempo, às ações negativas perpetradas por um ou mais alunos. Características físicas, comportamentais ou emocionais podem torná-lo mais vulnerável às ações dos autores e dificultar a sua aceitação pelo grupo. A rejeição às diferenças é um fato descrito como de grande importância na ocorrência de bullying.





AUTORES DO BULLYNG
QUEM SÃO?




autor de bullying é tipicamente popular; tende a envolver-se em uma variedade de comportamentos anti-sociais; pode mostrarse agressivo inclusive com os adultos; é impulsivo; vê sua agressividade como qualidade Geralmente é pessoa com baixa autoestima e atitudes agressivas e provocativas. Podem ser depressivos, inseguros e inoportunos, procurando humilhar os colegas para encobrir suaslimitações.

CONSEQUÊNCIAS
Alvos, autores e testemunhas enfrentam conseqüências físicas e emocionais de curto e longo prazo, as quais podem causar dificuldades acadêmicas, sociais, emocionais e legais.  Entre os autores, as alterações de comportamento, os comportamentos de risco e o consumo de álcool e drogas são vistos com mais freqüência.


TESTEMUNHA DO BULLYNG
Grande parte dastestemunhas sente simpatia pelos alvos, tende a não culpá-los pelo ocorrido, condena o comportamento dos autores A forma como reagem ao bullying permite classificá-los como:  Auxiliares (participam ativamente da agressão),  Incentivadores(incitam e estimulam o autor),  Observadores (só observam ou se afastam)  Defensores (protegem o alvo ou chamam um adulto para interromper a agressão)

Percepção dosestudantes quanto à prática de bullying nas escola
40,5% dos alunos admitiram estar diretamente envolvidos em atos de bullying, sendo 16,9% como alvos, 12,7% como autores e 10,9% ora como alvos, ora como autores;
 

60,2% dos alunos afirmaram que o bullying ocorre mais freqüentemente dentro das salas de aula;



80% dos estudantes manifestaram sentimentos contrários aos atos de...
tracking img