Bullyng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA


MARIANA CAROLINE GNOATTO





TRABALHO DE METODOLOGIA























CAÇADOR
2011




MARIANA CAROLINE GNOATTO






TRABALHO DE METODOLOGIA




Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão deCurso, como requisito parcial para elaboração da monografia ou projeto experimental de conclusão do curso de graduação em Psicologia.













CAÇADOR
2011





SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
3. JUSTIFICATIVA 5
4. REVISÃO TEÓRICA 6
5. METODOLOGIA 9
6. BIBLIOGRAFIA 10





































1.INTRODUÇÃO

Este estudo vem realçar as conseqüências do bullying nos jovens que provocam outros na escola e dos que são provocados; assim como os fatores que diferenciam e determinam estes dois tipos de comportamentos, de modo que as intervenções a serem feitas venham a se tornar mais conhecidas afim de colaborar para a extinção dos comportamentos de bullying de forma que sejam adequadas edirecionadas para as características e necessidade dos jovens alvos, vitimas e testemunhas do bullying.
























2. OBJETIVOS


Aprofundar os conhecimentos, com relação ao bullyng .


2.1 Objetivos Específicos

• Ter conhecimento de onde e como acontece o bullyng
•  Analisar a intensidade de ocorrência do bullyng entre os alunos.Visar as concequências do bullyng
• Ter conhecimento dos sintomas em concequência de se estar sendo alvo de bullyng
• Ter conhecimento dos programas propostos no combate ao bullyng e como amenizar este problema.























3. JUSTIFICATIVA


Pretendo neste projeto mostrar porque o bullyng e um dos problemas mais presentes na atualidade. Eo dano que ele causa as vitimas.





























4. REVISÃO TEÓRICA
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivode intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.


4.1. ONDE E COMO ACONTECE O BULLYING
O bullying tem sido encontrado em todo e qualquer grupo social, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.As pesquisas efetuadas, inclusive no Brasil, mostram que o bullying ocorre em qualquer escola, independente das condições sociais e econômicas dos alunos.
Geralmente, os autores de bullying, procuram pessoas que tenham alguma característica que sirva de foco para suas agressões. Assim, é comum eles abordarem pessoas que apresentem algumas diferenças em relação ao grupo no qual estãoinseridas, como por exemplo: obesidade, baixa estatura, deficiência física, ou outros aspectos culturais, étnicos ou religiosos.


4.2 INTENSIDADE DE OCORRENCIA DO BULLYNG ENTRE ALUNOS.
Em 2009 os dados do IBGE sobre violência mostram que quase um terço dos alunos 30,8% respondeu ter sofrido bullying alguma vez, cuja ocorrência foi verificada em maior proporção entre os alunos de escolasprivadas 35,9% do que entre os de escolas públicas 29,5%.
Nos 30 dias anteriores à pesquisa, 12,9% dos estudantes se envolveram em alguma briga com agressão física, chegando a 17,5% entre os meninos e 8,9% entre as meninas, inclusive com o uso de armas brancas (6,1% dos estudantes) ou arma de fogo, declarado por 4% deles.
Os meninos, com uma freqüência muito maior, estão mais...
tracking img