Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Competências das Ciências Sociais
Departamento das Ciências da Educação
Licenciatura em Educação Básica
Expressão Dramática

Índice
Capítulo I
1. Introdução ao Tema 4
2. Fundamentação do tema 5
3.1. Cronograma 5
Capítulo II
1. A Expressão Dramática no Meio Escolar 6
2.1. O Domínio de Expressão Dramática naIdade Pré-Escolar 6
2.2. O Jogo Dramático e os Processos de Desenvolvimento da Criança 8
2. A Relevância do Fantoche no Desenvolvimento Social da Criança 10
3.3. As Características dos Fantoches, as suas Vantagens e Desvantagens 10
3.4. O Uso do Fantoche 12
3. Elementos essenciais à Expressão Dramática 13
4.5.Como Preparar uma Dramatização 14
Capítulo III
1. Conceito de Bullying 16
2. A Escola 18
3.1. A Socialização e o Recreio 18
3.2. Bullying e os Recreios 20
3.3. A Escola e a Socialização 21
3. Bullying na Escola 24
Capítulo IV
1. Considerações Finais 28Referência Bibliográficas 29
Apêndices 31

“As crianças inventam para descobrir. E é nas suas improvisações dramáticas que elas experimentam a vida. Aprendem. Educam-se. Descobrem o mundo em que vivem. Crescem!” (Pemberton Billing)

Capítulo I
1. Introdução ao Tema

Este trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Expressão Dramática, lecionada pela docenteAna França. Foi-nos proposto a realização de um trabalho de dramatização, neste contexto surgiu a ideia de realizarmos um teatro de fantoches. Deste modo partimos dos vários temas proposto e optamos por dramatizar “O Bullying na Escola”, visto ser um tema que muito tem sido debatido.
A nossa intenção é fomentar uma aprendizagem a nível cognitivo e afetivo, como tal ao trabalharmos o textodramático realçámos situações como o preconceito, o medo de se expor, o medo de ser diferente ou de falar e não ser ouvido.
Este trabalho procura dar uma ideia do que é o bullying na escola, como é vivido, como pode ser resolvido, e ensina a aceitar as diferenças.
O nosso objetivo é justamente dramatizar e teatralizar uma realidade vivida no meio escolar. Assim criámos uma peça intitulada “Respeito é bome eu gosto”, que relata o bullying vivido por uma criança que é gordinha.
No decorrer do trabalho apresentamos alguns conceitos teóricos sobre a Expressão Dramática no meio escolar, fazemos a ligação da relevância dos fantoches no desenvolvimento das crianças, abordamos o conceito de bullying, bem como o bullying na escola.

2. Fundamentação do tema
A escolha do tema prende-se com o factode este ser um problema social e actual, que ocorre cada vez mais e em maior número nas escolas.
Uma vez que o Bullying pode assumir várias formas e pode incluir diferentes comportamentos, a nossa peça teatraliza essa realidade através da história “Respeito é bom e nós gostamos”.
A nossa estrutura dramática articula várias situações de ensino/aprendizagem.
Com base no tema, contextualizamossituações dramáticas, tornando a nossa história mais rica e significativa.
Abordamos as diferentes maneiras de bullying que podem acontecer na escola, bem como as consequências de quem o pratica e de quem o sofre. Exploramos, em termos mais gerais, as personagens e as situações nesse sentido.
Deste modo utilizámos o teatro em sala de aula, com recurso a bonecos de fantoches, estes são úteis porinúmeras razões, servem de suporte para contar a história, facilitam a expressão e comunicação e, auxiliam na reprodução da figura e dos movimentos humanos. No nosso caso em concreto irão, não só ensinar o que é o bullying, como também passar a mensagem de que todos devemos conviver respeitando as diferenças.

3.1. Cronograma
Fases da Pesquisa (Actividades) | 2012 |
| Fevereiro |...
tracking img